Estrutura psíquica e ação terapêutica: a contribuição do modelo piagetiano do conhecimento (1998)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, DÉBORA PRATA ALTENFELDER - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PST
- Assunto: PSICOLOGIA COGNITIVA
- Language: Português
- Abstract: Da experiência clínica surgiu nosso interesse pela questão do conhecimento aí envolvida necessariamente. É uma das questões que vem sendo estudada tanto por pesquisadores no campo cognitivo, quanto por pesquisadores no campo da psicanálise. Nosso propósito é o de examinarmos trechos selecionados de sessões transcritas e, utilizando algumas explicações da Epistomologia Genética e o referencial psicanalítico, discutirmos as condições necessárias para a ocorrência e manutenção do processo investigante na inter-relação entre terapeuta e paciente. Pensamos que a maneira como o paciente significa o seu presente vai se expressando pelo tipo de vínculo que ele estabelece com o terapeuta a cada sessão. Através da análise deste vínculo, o terapeuta pode perceber a presença de uma estrutura psíquica sujacente, determinando as concepções e comportamentos do paciente no presente. A investigação da estrutura psíquica do paciente, reeditada na relação com o psicoterapeuta, constitui o objeto propriamente dito de nosso trabalho. Nosso referencial teórico é, de um lado, a teoria psicanalítica de Freud em sua descrição do aparelho psíquico, concepção da transferência e da compulsão para a repetição; e de outro, a teoria de Piaget sobre a construção do conhecimento no ser humano. Nosso estudo foi efetuado através do exame de três fragmentos de sessão selecionados por nós, nos quais fizemos uma análise qualitativa do material transcrito, tomando como base o referencial teóricoja descrito no parágrafo anterior. Pudemos concluir que a teoria de Piaget fornece ao psicoterapeuta um modelo explicativo da estrutura cognitiva de que o indivíduo dispõe para interagir com as outras pessoas e com as coisas inanimadas da realidade. Os conteúdos que preenchem estas estruturas advêm da história do indivíduo: seus recalques, sua capacidade egóica, as identificações projetivas, a estabilidade de suas primeiras relações de objeto, ... ) a influência do superego, que se constituem em descobertas importantes da Psicanálise. Através da inter-relação entre pacientes e terapeuta seria desejável que as estruturas primitvas e deformantes do paciente pudessem ser percebidas e eventualmente modificadas pelo seu desenvolvimento
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.08.1998
-
ABNT
SILVA, Débora Prata Altenfelder. Estrutura psíquica e ação terapêutica: a contribuição do modelo piagetiano do conhecimento. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Silva, D. P. A. (1998). Estrutura psíquica e ação terapêutica: a contribuição do modelo piagetiano do conhecimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Silva DPA. Estrutura psíquica e ação terapêutica: a contribuição do modelo piagetiano do conhecimento. 1998 ;[citado 2024 set. 24 ] -
Vancouver
Silva DPA. Estrutura psíquica e ação terapêutica: a contribuição do modelo piagetiano do conhecimento. 1998 ;[citado 2024 set. 24 ] - Avaliação das alterações transversais mandibulares em paciente tratado com expansão da região média da sínfese por meio da distração osteogênica
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