Exportar registro bibliográfico

Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões (1998)

  • Authors:
  • Autor USP: OLIVEIRA JUNIOR, EZER DIAS DE - ESALQ
  • Unidade: ESALQ
  • Sigla do Departamento: LER
  • Subjects: MECANIZAÇÃO FLORESTAL; EXPLORAÇÃO FLORESTAL; PRODUTOS FLORESTAIS; FÍSICA DO SOLO
  • Language: Português
  • Abstract: As empresas para se adequarem às normas ambientais e de desenvolvimento sustentavel, devem primar pelo bom uso dos recursos solo-água-clima. Em conformidade com esta filosofia, este trabalho examina as relações solo-máquina analisando-se os efeitos produzidos no solo, em termos de compactação, pela utilização de equipamento carreta autocarregável na operação de transporte primário das toras. Neste estudo, foram considerados os parãmetros índice de cone, densidade, porosidade e teor de agua no solo, para se determinar a compactação de solo causada por dois tipos de pneus, um estreito com 20cm de largura(11.00 - 22") e outro largo com 50cm de largura (500/50 - 225"), utilizando-se neste último duas pressões de ar nos pneus. Os resultados de incremento de densidade do solo foram de 13% para o pneu estreito a 455 kPa e 6% para o pneu largo a 154 kPa. Os dados de índice de cone mostraram uma tendência de maior compactação para o pneu estreito, em relação ao largo com diferenças mais pronunciadas a partir dos 18cm de profundidade abaixo da superfície
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.11.1998
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA JÚNIOR, Ezer Dias de. Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1998. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-20191218-121517/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira Júnior, E. D. de. (1998). Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-20191218-121517/
    • NLM

      Oliveira Júnior ED de. Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões [Internet]. 1998 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-20191218-121517/
    • Vancouver

      Oliveira Júnior ED de. Compactação do solo devido ao tráfego de carretas florestais com dois tipos de pneus inflados a diferentes pressões [Internet]. 1998 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11148/tde-20191218-121517/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024