O corpo: da infância à sala de aula (1998)
- Authors:
- Autor USP: FIGUEIREDO, MARCIO XAVIER BONORINO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assunto: EDUCAÇÃO INFANTIL
- Language: Português
- Abstract: Este estudo tece reflexões sobre o corpo, a corporeidade, principalmente de duas educadoras, desde a infância até as suas salas de aula. É possível inferir que a escola é um dos locais onde o corpo, embora carregado de expressividade, de emoções,de gestos, de movimentos, é muitas vezes desconsiderado.Na escola há a presença de um modelo de racionalidade a respeito do significado do corpo, do ser movimentar, de um corpo que só é aceito em relação aos conhecimentos abstratos, teóricos,discursivos, muitas vezes distanciados da realidade.Um corpo que a ótica das escola, geralmente, anula a corporeidade; o trabalho escolar realizado leva, às vezes, a esquecer todos os sentidos, os ritmos e possibilidades criativas.Neste sentido,para inverter esta lógica, será rico começar pelos conhecimentos das histórias de vida dos sujeitos que fazem parte dos espaços escolares, tanto educadores como as crianças.Realizamos nesta pesquisa um trabalho de sensibilização corporal que seapoiou no fazer corporal, para chegar ao perceber e finalmente, à apreciação por meio de reflexões à compreensão das experiências e significações das pessoas envolvidas, além dos textos teóricos que foram de fundamental importância
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.11.1998
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ABNT
FIGUEIREDO, Marcio Xavier Bonorino. O corpo: da infância à sala de aula. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Figueiredo, M. X. B. (1998). O corpo: da infância à sala de aula (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Figueiredo MXB. O corpo: da infância à sala de aula. 1998 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Figueiredo MXB. O corpo: da infância à sala de aula. 1998 ;[citado 2024 abr. 17 ]
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