Exportar registro bibliográfico

Estudo em escala industrial da incineração de resíduos em fornos de clínquer (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: ACHÔA, GRISELDIS LAURA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PQI
  • Assunto: ENGENHARIA QUÍMICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma forma de disposição final, ambientalmente adequada para resíduos industriais. A alternativa tecnológica que está sendo proposta exclui a destinação final de resíduos radiativos; organoclorados e organofosforados; pesticidas; resíduos hospitalares e lixo doméstico em geral. Para a realização deste estudo, foram inicialmente analisadas as alternativas tecnológicas atualmente disponíveis para o tratamento e/ou disposição final de resíduos industriais, desde os processos de reutilização e reciclagem, passando pela disposição em aterros industriais, até a destruição térmica em equipamentos industriais. A opção de se destruir resíduos industriais em fornos de clínquer baseia-se em premissas técnicas, econômicas e ambientais. Técnicas, devido ao fato de os fornos de clínquer apresentarem condições ideais para destruição de resíduos perigosos: altas temperaturas, turbulência e tempo de residência dos gases. Econômicas, por serem equipamentos preexistentes que não dependem de altos investimentos para poderem destruir resíduos, continuando a produzir o clínquer e, finalmente, ambientais, pois no co-processamento os resíduos são utilizados como combustível alternativo, substituindo parcialmente recursos naturais não renováveis, como o óleo e o carvão, não havendo a geração de cinzas e, portanto, de passivos ambientais. Outro aspecto importante é a implementação deequipamentos de controle de emissões atmosféricas, tais como eletrofiltros, fundamental para cimenteiras que desejam co-processar residuos. Como fundamentação técnica, são apresentados resultados de vários testes de monitoramento das chaminés de fornos de clínquer, realizados em cimenteiras situadas nos Estados do Paraná e do Rio de Janeiro e analisados à luz da legislação ambiental vigente. As medições foram feitas com e sem a admissão dos resíduos, a fim de se caracterizar a influência dos mesmos, ) nas emissões atmosféricas. Finalmente, são recomendados monitoramentos da qualidade do ar e dos recursos hídricos no entorno do empreendimento, para garantir a conformidade ambiental do processo. Os resultados obtidos neste estudo nos levam a concluir que o co-processamento de uma grande gama de resíduos industriais, dentre eles diversos resíduos de Classe I (perigosos), constitui-se em alternativa tecnológica de disposição final de resíduos, técnica, econômica e ambientalmente viável. Cabe aqui, entretanto ressaltar, que esta viabilidade está diretamente ligada à eficiência dos equipamentos de controle da poluição instalados nos fornos e ao constante monitoramento das emissões e da qualidade do ar no entorno das cimenteiras.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.08.1998

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ACHÔA, Griseldis Laura. Estudo em escala industrial da incineração de resíduos em fornos de clínquer. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Achôa, G. L. (1998). Estudo em escala industrial da incineração de resíduos em fornos de clínquer (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Achôa GL. Estudo em escala industrial da incineração de resíduos em fornos de clínquer. 1998 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Achôa GL. Estudo em escala industrial da incineração de resíduos em fornos de clínquer. 1998 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024