Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama (1998)
- Autores:
- Autor USP: GOTTLIEB, LIANA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assunto: EDUCOMUNICAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Se partirmos do pressuposto de que a sociedade está em crise, a educação está em crise, de que é impossível trabalhar numa abordagem progressista em uma sociedade capitalista, a única coisa que nos resta é cruzar os braços e para de trabalhar.Este trabalho pretende ir no caminho oposto a esse, ou seja, ser como que uma Peregrinação com Alegria - quando possível - nada ingênua, e bem consciente da realidade, mas com muito amor, em busca de caminhos que possibilitem exercer o potentialpossível da educação em nível superior, numa sociedade capitalista, e principalmente em busca de caminhos que transformem a delicada comunicação professor/alunos nesse nível de ensino, especialmente nos cursos de comunicação das instituiçõesprivadas. Partindo da tese de que é possível ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula, este estudo de caso visa auxiliar os professores e redefinirem sua identidade e a recriarem a sua relacão com seus alunos, através deuma reflexão sobre o ensino superior brasileiro, contextualizando-o histórica e politicamente e ao docente que nele atua, buscando compreender o que é fruto do momento atual e da competência desse professor , e o que é fruto do momento atual eda competência desse professor, e o que foi herdado cultural e inconscientemente. Ao mesmo tempo, procura-se identificar as influências que pode sofrer a comunicaçãoprofessor-alunos, e mostrar como é possível reconstrui-la sobre outras bases, aose aprender a ler a realidade através dasaparentes deformações, estabelecendo relações diálogicas. Procurou-se desenvolver o estudo de tal forma que possa ser visto , também, como a trajetória de uma educomunicadora e sua praxis pedagógica,tanto através do levantamento histórico e teórico dos conhecimentos sobre este tema mas, também, através da parte prática deste trabalho, em que ela está em contato mais direto com o grupo de professores que compuseram o universo ) pesquisado. Como todo estudo de caso não se pretende que seja passível de generalizações, mas que possa contribuir, pelo menos, com o universo dos cursos de comunicação social das instituições de ensino superior particularesbrasileiras
- Imprenta:
- Data da defesa: 21.12.1998
-
ABNT
GOTTLIEB, Liana. Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador . 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Gottlieb, L. (1998). Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Gottlieb L. Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama. 1998 ;[citado 2024 abr. 20 ] -
Vancouver
Gottlieb L. Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama. 1998 ;[citado 2024 abr. 20 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas