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Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: GOTTLIEB, LIANA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assunto: EDUCOMUNICAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Se partirmos do pressuposto de que a sociedade está em crise, a educação está em crise, de que é impossível trabalhar numa abordagem progressista em uma sociedade capitalista, a única coisa que nos resta é cruzar os braços e para de trabalhar.Este trabalho pretende ir no caminho oposto a esse, ou seja, ser como que uma Peregrinação com Alegria - quando possível - nada ingênua, e bem consciente da realidade, mas com muito amor, em busca de caminhos que possibilitem exercer o potentialpossível da educação em nível superior, numa sociedade capitalista, e principalmente em busca de caminhos que transformem a delicada comunicação professor/alunos nesse nível de ensino, especialmente nos cursos de comunicação das instituiçõesprivadas. Partindo da tese de que é possível ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula, este estudo de caso visa auxiliar os professores e redefinirem sua identidade e a recriarem a sua relacão com seus alunos, através deuma reflexão sobre o ensino superior brasileiro, contextualizando-o histórica e politicamente e ao docente que nele atua, buscando compreender o que é fruto do momento atual e da competência desse professor , e o que é fruto do momento atual eda competência desse professor, e o que foi herdado cultural e inconscientemente. Ao mesmo tempo, procura-se identificar as influências que pode sofrer a comunicaçãoprofessor-alunos, e mostrar como é possível reconstrui-la sobre outras bases, aose aprender a ler a realidade através dasaparentes deformações, estabelecendo relações diálogicas. Procurou-se desenvolver o estudo de tal forma que possa ser visto , também, como a trajetória de uma educomunicadora e sua praxis pedagógica,tanto através do levantamento histórico e teórico dos conhecimentos sobre este tema mas, também, através da parte prática deste trabalho, em que ela está em contato mais direto com o grupo de professores que compuseram o universo ) pesquisado. Como todo estudo de caso não se pretende que seja passível de generalizações, mas que possa contribuir, pelo menos, com o universo dos cursos de comunicação social das instituições de ensino superior particularesbrasileiras
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.12.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      GOTTLIEB, Liana. Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador . 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Gottlieb, L. (1998). Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Gottlieb L. Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama. 1998 ;[citado 2024 abr. 20 ]
    • Vancouver

      Gottlieb L. Como ajustar a sintonia da comunicação em mão dupla na sala de aula: as percepções anamorfóticas na comunicação professor-alunos no ensino superior através da praxis de um educomunicador : um estudo de caso interdisciplinar-comunicação, educação e pscicologia/psicodrama. 1998 ;[citado 2024 abr. 20 ]


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