O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem (1998)
- Autores:
- Autor USP: PETTENGILL, MYRIAM APARECIDA MANDETTA - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENP
- Assunto: ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo, utilizando abordagem fenomenológica, buscou compreender o significado da experiência da aprendizagem da aluna de enfermagem ao cuidar da criança e da família na comunidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevista aberta, individual, tendo como sujeitos nove alunas. Por intermédio da análise dos dados emergiram dois temas: ENFRENTANDO O DESAFIO e GERANDO OUTRO OLHAR. A interpretação, segundo o referencial teórico da análise Existencial de Viktor Frankl, permitiu compreender que o sentido que move a aluna no tema ENFRENTANDO E DESAFIO é a busca do conhecimento e o querer fazer algo. Além disso, o estudo permitiu uma reflexão acerca dos componentes da aprendizagem significativa em enfermagem, sendo o tema GERANDO OUTRO OLHAR uma consequência para o pensar, o sentir e o agir da aluna favorecendo seu crescimento pessoal e profissional
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.09.1998
-
ABNT
PETTENGILL, Myriam Aparecida Mandetta. O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Pettengill, M. A. M. (1998). O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Pettengill MAM. O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem. 1998 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Pettengill MAM. O sentido do cuidar da criança e da família na comunidade: a experiência da aluna de enfermagem. 1998 ;[citado 2024 abr. 17 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas