O jogo como componente da formação inicial e continuada de professores de educação especial (1998)
- Authors:
- Autor USP: RIBEIRO, MARIA LUISA SPROVIERI - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Language: Português
- Abstract: A principal preocupação deste trabalho foi estudar a presença do jogo nas origens da Educação Especial e identificar a concepção que permanece hoje na Formação de Professores. A hipótese norteadora do presente estudo é a de que desde suas origens, a Educação Especial vem adotando o jogo em sua prática pedagógica e, embora a fundamentação teórica deste campo tenha evoluído, seu uso ainda permanece associado ao referencial de jogo educativo.Procuro inicialmente caracterizar quatro enfoques que tem se imposto nos estudos atuais sobre Jogo.São eles: o espontaneista, o psicológico, o educativo e o sócio-cultural.Em seguida, procura situar estes paradigmas no campo da Educação Especial, analisando as Propostas de Formação Inicial e Continuada de professores desenvolvidas na FEUSP desde 1992. A reflexão sobre os dados recolhidos, permite desvelar o paradoxo que é hoje a utilização do jogo na escola e afirmar a necessidade de se aprofundar os estudos sobre o tema.Tal fato traz implicações para as condições de formação do professor, revelando sua necessidade de aperfeiçoamento, para a superação das condições alienantes que se encontram hoje no trabalho com alunos portadores de necessidades educativas especiais.Uma escola inclusiva requer uma nova pedagogia e novos professores.O conhecimento das possibilidades de utilização do jogo pode representar uma das contribuições possíveis à verdadeira integração desta clientela
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.09.1998
-
ABNT
RIBEIRO, Maria Luísa Sprovieri. O jogo como componente da formação inicial e continuada de professores de educação especial. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Ribeiro, M. L. S. (1998). O jogo como componente da formação inicial e continuada de professores de educação especial (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ribeiro MLS. O jogo como componente da formação inicial e continuada de professores de educação especial. 1998 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Ribeiro MLS. O jogo como componente da formação inicial e continuada de professores de educação especial. 1998 ;[citado 2024 set. 25 ] - Perspectivas da escola inclusiva: algumas reflexões
- O jogo na organização curricular para deficientes mentais
- O jogo na organização curricular para deficientes mentais
- Conheci Walkíria, conheci seu trabalho... [Prefácio]
- Coordenação pedagógica na escola inclusiva: algumas reflexões
- Questão da concepção de educação especial e suas implicações no desempenho do professor de deficientes mentais
- O jogo na organização curricular para deficientes mentais
- Jogo na organizacao curricular para deficientes mentais
- O jogo na organização curricular para deficientes mentais
- O jogo na organização curricular para deficientes mentais
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas