Exportar registro bibliográfico

Degradação acelerada do fungicida metalaxil em solos do estado de São Paulo (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: PAPINI, SOLANGE - IB
  • Unidade: IB
  • Sigla do Departamento: BIE
  • Assunto: ECOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Aplicações repetidas de pesticidas biodegradáveis podem selecionar positivamente microrganismos capazes de utilizar o composto químico como fontes de carbono e energia. Assim, o uso continuado de pesticidas no ambiente levaria a um aumento na biodegradação e à conseqüente perda de eficiência destes produtos. Este processo é conhecido como degradação acelerada. Avaliou-se a ocorrência de biodegradação acelerada do fungicida metalaxil em alguns solos do estado de São Paulo com diferentes históricos de aplicações dos produtos comerciais fólio, ridomil MZ ou ridomil 50 G e 'ANTPOT. 14 C'-metalaxil. Também solos coletados em fazendas das regiões de Casa Brannca e Itapetininga (SP, Brasil), que haviam sido tratados várias vezes com ridomil 50 G, receberam o mesmo'ANTPOT. 14 C'-metalaxil, em laboratório. Todas as amostras de solo foram incubadas a 28 graus Celsius e analisadas por 63 dias quanto a biomineralização a 'ANTPOT. 14 CO IND.2' liberado, que foi quantificado por espectrometria de cintilação líquida (ECL). Após este período, as amostras de solo foram extraídas com acetato de etila e o radiocarbono presente nos extratos foi quantificado por ECl. Os extratos também foram submetidos à cromatografia em camada delgada para determinação da degradação do metalaxil. A proporção entre metalaxil e metabólitos também foi determinada por ECL. Quando necessário as amostras de solos foram submetidas a combustão, para que todo radiocarbono remanescente fosserecuperado. A recuperação do radiocarbono sob as formas 'ANTPOT. 14 CO IND.2', 'ANTPOT. 14 C'-resíduos ligados foi calculada como porcentagem da quantidade total de radiocarbono inicialmente aplicada às amostras como 'ANTPOT. 14 C'-metalaxil. Embora os resultados encontrados no solo de Casa Braca e no solo LE que recebeu fólio ou ridomil MZ não tenham mostrado aumento na taxa de degradação do matalaxil a partir de aplicações repetidas, o mesmo não ocorreu com o ) solo GH tratado com ridomil 50 g e o solo de Itapetininga. Nestes, aplicações sucessivas do pesticida produziram um aumento significativo na taxa de produção de 'ANTPOT. 14 CO IND.2'. Como nas amostras controle este aumento não foi detectado, constatou-se a ocorrência de degradação acelerada. A degradação do matalaxil a metabólitos extraíveis resultou em pelo menos um metabólito, de acordo com o tipo de solo e os diferentes tratamentos. Além disso, em todos os solos analisados houve formação de 'ANTPOT. 14 C'- resíduos ligados, mas principalmente, nas amostras onde se constatou maior bioatividade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.08.1998

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PAPINI, Solange. Degradação acelerada do fungicida metalaxil em solos do estado de São Paulo. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Papini, S. (1998). Degradação acelerada do fungicida metalaxil em solos do estado de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Papini S. Degradação acelerada do fungicida metalaxil em solos do estado de São Paulo. 1998 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Papini S. Degradação acelerada do fungicida metalaxil em solos do estado de São Paulo. 1998 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024