A política educacional no Brasil e o ensino de geografia: caminhos e descaminhos (1998)
- Autores:
- Autor USP: POLONI, DELACIR APARECIDA RAMOS - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLG
- Assuntos: GEOGRAFIA HUMANA; GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); POLÍTICA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: "Na corrida de nosso tempo, espaços a subjetividade, a objetividade tendem a convergir em direção ao futuro."(Corrêa da Silva, 1994). A polêmica em torno da política educacional e da questão curricular no país é de tamanha ordem que vale a pena enfrentá-la, embora saibamos que é quase impossível transpô-la. Estudar a política educacional, a escola, a questão curricular e o ensino de geografia, no primeiro e segundo graus remete-nos a investigar o passado, pois este pode revelar a problemática do presente. Estudar a geografia como disciplina escolar implica, por exemplo, em rever a elaboração de documentos curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCNs, sendo que alguns destes foram impostos sem a legitimização dos educadores, da escola e da sociedade. Neste trabalho, o ponto de partida está na concepção de escola, de currículo e do ensino de geografia no processo de investigação da manifestaçào dos aspectos relacionados aos dispositivos legais e às contradições geradas por estes, que implicam nas questões teórico-metodológicas do ensinar e do aprender. A política educacional hoje dissocia conteúdo de método e teoria da prática. Concebemos o processo educativo enquanto fenômeno social e, em consequência, o ensino de geografia, com indissociabilidade entre teoria e prática, entre conhecimento e existência, entre realidade, ciência e consciência, que não tenha apenas a dimensão de uma disciplina de erudição informativa. Para o ensino degeografia, temos que ter uma perspectiva curricular que seja democrática e atenda os desejos dos educandos e que eles possam interpretar a realidade e pensar o mundo de maneira a transformá-los. Gostaríamos de estar contribuindo com um ensino que construa e liberte, lutando por uma educação que respeite as diferenças e o pensar de cada cidadão de modo a construir a sua humanidade
- Imprenta:
- Data da defesa: 11.09.1998
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ABNT
POLONI, Delacir Aparecida Ramos. A política educacional no Brasil e o ensino de geografia: caminhos e descaminhos. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Poloni, D. A. R. (1998). A política educacional no Brasil e o ensino de geografia: caminhos e descaminhos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Poloni DAR. A política educacional no Brasil e o ensino de geografia: caminhos e descaminhos. 1998 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Poloni DAR. A política educacional no Brasil e o ensino de geografia: caminhos e descaminhos. 1998 ;[citado 2024 set. 25 ]
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