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Ilhas de freqüência e efeitos de amortecimento provocado por cargas dependentes da freqüência em estabilidade transitória (1998)

  • Authors:
  • Autor USP: BORELLI, JOSÉ RENATO - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SEL
  • Subjects: ELETRÔNICA DE POTÊNCIA; ENGENHARIA ELÉTRICA
  • Language: Português
  • Abstract: A tendência de interconexão dos sistemas elétricos e a necessidade de oferecer melhores serviços aos consumidores tem aumentado. Os sistemas vêm operando mais próximos da capacidade de geração e limites de transmissão e, portanto, próximos dos limites de estabilidade. Portanto a implementação de análises de estabilidade com métodos computacionais eficientes tem sido um dos principais assuntos pesquisados nesta área. Os modelos utilizados até então, são bastante simples e efeitos amortecedores como a dependência da carga com a frequência têm sido desprezados. No sentido de incorporar estes amortecimentos nas análises, este trabalho propões um modelo de cargas dependentes da frequência e mostra a importante influência do amortecimento sobre o tempo crítico de abertura nas análises de estabilidade em "swings" subsequentes ao primeiro. Tal modelo de carga requer a preservação da estrutura original do sistema e o conhecimento das frequências das barras não geradoras. Desenvolveu-se um programa segundo a proposta de Ruppert [5] que permite o cálculo destas frequências de forma considerada precisa, porém, esta metodologia se mostra muito lenta e revela a necessidade de métodos mais rápidos. Neste trabalho é proposto um novo método de se estimar as frequências das barras não geradoras baseando-se no acoplamento elétrico do sistema. Mostra-se, através de comparações com resultados obtidos com o método de Ruppert, que esta nova metodologia, ao contrário demetodologias propostas anteriormente, é razoavelmente precisa e bastante rápida
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.02.1998
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      BORELLI, José Renato. Ilhas de freqüência e efeitos de amortecimento provocado por cargas dependentes da freqüência em estabilidade transitória. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 1998. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18133/tde-31102017-112959/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Borelli, J. R. (1998). Ilhas de freqüência e efeitos de amortecimento provocado por cargas dependentes da freqüência em estabilidade transitória (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18133/tde-31102017-112959/
    • NLM

      Borelli JR. Ilhas de freqüência e efeitos de amortecimento provocado por cargas dependentes da freqüência em estabilidade transitória [Internet]. 1998 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18133/tde-31102017-112959/
    • Vancouver

      Borelli JR. Ilhas de freqüência e efeitos de amortecimento provocado por cargas dependentes da freqüência em estabilidade transitória [Internet]. 1998 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18133/tde-31102017-112959/

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