Modelagem e análise da dinâmica lateral de veículos automotivos (1998)
- Authors:
- Autor USP: PASQUINI JUNIOR, JOSÉ - EESC
- Unidade: EESC
- Sigla do Departamento: SEM
- Subjects: SISTEMAS - MODELAGEM; ENGENHARIA AUTOMOBILÍSTICA
- Language: Português
- Abstract: Características de dirigibilidade de um veículo automotivo foram estudadas com o auxílio de uma ferramenta computacional para simulação de sistemas multicorpos. O modelo do veículo incluiu não somente os subsistemas completos de suspensão e esterçamento mas também os modelos do pneumático e do motorista. Manobras de dirigibilidade típicas realizadas incluíram entrada degrau de esterçamento, curva de raio constante e dupla mudança de pista. Os resultados obtidos incluíram máxima aceleração lateral, understeer gradient e resposta transitória. Os resultados da simulação mostram boa aproximação com dados medidos e com um avaliação subjetiva do comportamento do veículo. Finalmente, pode ser observado que o uso de ferramentas com um interface amigável com o usuário proporcionam tempos de desenvolvimento mais curtos e estudos paramétricos mais fáceis, possibilitando ao projetista alcançar as características desejadas do veículo com custos muito menores
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 1998
- Data da defesa: 07.05.1998
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ABNT
PASQUINI JUNIOR, José. Modelagem e análise da dinâmica lateral de veículos automotivos. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 1998. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Pasquini Junior, J. (1998). Modelagem e análise da dinâmica lateral de veículos automotivos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. -
NLM
Pasquini Junior J. Modelagem e análise da dinâmica lateral de veículos automotivos. 1998 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Pasquini Junior J. Modelagem e análise da dinâmica lateral de veículos automotivos. 1998 ;[citado 2024 mar. 28 ]
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