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Síndrome de Rett: desenvolvimento de um sistema de classificação e graduação do comportamento motor (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: STORTO, JULIANA NOGUEIRA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Assuntos: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; DESENVOLVIMENTO MOTOR; FISIOTERAPIA; TRANSTORNOS PSICOFISIOLÓGICOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: A despeito da evolução de um conhecimento parcil sobre a fisiopatologia da Síndrome de Rett nos últimos 10 ou 15 anos, o conhecimento relativo ao seu tratamento clínico, incluindo o fisioterápico, pouco se desenvolveu. A dificuldade da fisioterapia em desenvolver um programa de intervenção direcionado às características da Síndrome de Rett reside na ausência de um instrumento discriminativo e avaliativo para a análise do comportamento motor e de sua evolução. Tendo como base a observação do comportamento motor de 9 crianças com Síndrome de Rett, este estudo se propôs a desenvolver um sistema de classificação e de graduação do mesmo, a partir da definição detalhada dos parâmetros de observação e dos critérios para análise deste comportamento. Propôs-se também a testar a aplicabilidade deste sistema bem como sua sensibilidade às alterações de comportamento motor na população em estudo, graduando a perfomance destas crianças durante o tratamento fisioterápico e verificando a ocorrência de alterações na graduação neste período. A principal característica deste sistema é seu embasamento nos princípios de organização hierárquica de aquisição do controle motor bem com a ênfase que coloca no aspecto funcional deste comportamento. Nossos resultados dão indícios de sua consistência e aplicabilidade, assim como de sua sensibilidade às variações de comportamento motor das crianças de nosso estudo, indicando portanto sua utilização como um instrumento para ofisioterapeuta avaliar as crianças com Síndrome de Rett, determinar a incapacidade, direcionar sua intervenção às características identificadas e, a partir da análise da evolução, avaliar seu próprio tratamento. O conhecimento sobre o potencial de resposta das crianças com Síndrome de Rett à estimulação motora assim como o conhecimento sobre o padrão de aquisição e aprendizagem motora poderá vir a contribuir para o desenvolvimento de um tratamento direcionado a esta patologia
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.04.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      STORTO, Juliana Nogueira. Síndrome de Rett: desenvolvimento de um sistema de classificação e graduação do comportamento motor. 1998. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Storto, J. N. (1998). Síndrome de Rett: desenvolvimento de um sistema de classificação e graduação do comportamento motor (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Storto JN. Síndrome de Rett: desenvolvimento de um sistema de classificação e graduação do comportamento motor. 1998 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Storto JN. Síndrome de Rett: desenvolvimento de um sistema de classificação e graduação do comportamento motor. 1998 ;[citado 2024 abr. 26 ]

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