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Os estilos cognitivos - dependência e independência de campo - na formação e no desempenho acadêmico em duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: LEMES, SEBASTIÃO DE SOUZA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: PSICOLOGIA COGNITIVA; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Inicia-se por um rápido histórico relativo a evolução dos estudos sobre estilos cognitivos e os estudos correlatos que se desenvolveram a partir desta evolução. Entre os estudos que historicamente se destacaram, tem-se aqueles desenvolvidos por H. Witkin, H. Gardner e Kagan e Kogan. Esses autores, como representantes das três escolas que mais influenciaram os estudos sobre estilos cognitivos, desenvolveram teorias sob diferentes óticas. O presente estudo optou por investigar os estilos cognitivos denominados de Dependência e Independência de Campo, proposto pelo primeiro, H. Witkin. O objetivo básico foi analisar e discutir os estilos cognitivos DC e IC em relação ao desempenho acadêmico de universitários em duas áreas diferentes de formação, nas Ciências Humanas e nas Ciências Exatas. Para isso utilizou-se do grupo natural de universitários formado pelos cursos de Pedagogia e Química da Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara. O material utilizado foi basicamente a média do desempenho acadêmico reconhecido oficialmente pela instituição obtido por esse grupo e o GEFT - Group Embedded Figures Test - O Teste de Figuras Ocultas empregado para se identificar o estilo cognitivo dos sujeitos na sua forma coletiva (empregou-se a versão em língua espanhola). Os resultados obtidos no teste possibilitou a formação de três grupos diferentes na população estudada. O grupo dos Dependentes de Campo (entre 0 e 6 pontos no GEFT), o grupo formado pelos sujeitosque ficaram na Área de Influência (entre 7 e 11 pontos no GEFT) e o grupo dos Independentes de Campo (entre 12 e 18 pontos no GEFT). Para analisar o comportamento dos diferentes grupos aplicou-se aos dados a análise multifatorial de variância (ANOVA). Esta análise deu origem às diferentes tabelas e quadros, através dos quais os resultados foram analisados. Entre os resultados significativos em relação ao estilo cognitivo, segundo as análises, obteve-se... ) significância entre os estilos cognitivos e sexos, estilo cognitivo e desempenho acadêmico e estilo cognitivo, área de estudo preferencial e sexo. Concluiu-se o estudo verificando que os dados com significância possibilitaram atender tanto aos objetivos do estudo quanto a confirmação das hipóteses estabelecidas. Comprovou-se a existência dos diferentes estilos cognitivos presentes na população estudada, a diferença entre os sexos e a influência no desempenho acadêmico. Além disso, detectou-se a tendência dos Independentes de Campo em obterem melhores desempenhos (médias) que os Dependentes de Campo e que os da Área de Influência
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.05.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      LEMES, Sebastião de Souza. Os estilos cognitivos - dependência e independência de campo - na formação e no desempenho acadêmico em duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Lemes, S. de S. (1998). Os estilos cognitivos - dependência e independência de campo - na formação e no desempenho acadêmico em duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lemes S de S. Os estilos cognitivos - dependência e independência de campo - na formação e no desempenho acadêmico em duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas. 1998 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Lemes S de S. Os estilos cognitivos - dependência e independência de campo - na formação e no desempenho acadêmico em duas diferentes áreas do conhecimento: exatas e humanas. 1998 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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