Exportar registro bibliográfico

Atividades lúdicas e educação física: possível dissonância? (1997)

  • Authors:
  • Autor USP: MIOTTO, GISELE MARIA SCHWARTZ - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Subjects: EDUCAÇÃO FÍSICA; RECREAÇÃO; TEORIA DOS JOGOS; ATITUDES
  • Language: Português
  • Abstract: Investiga como se dá a inserção das atividades lúdicas no contexto da Educação Física nas primeiras séries do primeiro grau; se há relação entre os objetivos propostos pelos profissionais com as necessidades psicomotoras e sociais desta faixa etária, descritas na literatura, e se há predisposição para uma dissonância cognitiva, com uma discrepância entre atitude e conduta pedagógica relacionadas à utilização de atividades lúdicas durante a aula. Na primeira etapa da pesquisa procede a uma revisão da literatura a respeito das temáticas envolvidas como: Teorias do Jogo, Teoria da Dissonância Cognitiva, Teoria da Educação Física, Fundamentos das Atividades Lúdicas. Na segunda etapa, desenvolve uma pesquisa exploratória, através de três instrumentos: uma questionário de atitude, baseado na escala Lickert, uma entrevista semi-estruturada e observação de aulas. Os Ss são 9 professores, representantes das 7 escolas da rede particular de ensino da cidade de Rio Claro, com idade, sexo e tempo de engajamento profissional variados. A análise dos dados coletados é descritiva e a relação entre os instrumentos aplicados indica que as atividades lúdicas são pouco exploradas e utilizadas nas aulas de Educação Física, mesmo com indicação de seu valor na literatura. Constata também uma tendência à dissonância cognitiva, na qual a atitude é positiva a respeito da aceitação destas atividades, mas na ação pedagógica esta é negativa
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.12.1997

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SCHWARTZ, Gisele Maria. Atividades lúdicas e educação física: possível dissonância?. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Schwartz, G. M. (1997). Atividades lúdicas e educação física: possível dissonância? (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Schwartz GM. Atividades lúdicas e educação física: possível dissonância? 1997 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Schwartz GM. Atividades lúdicas e educação física: possível dissonância? 1997 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024