Exportar registro bibliográfico

Para uma análise sociossemiótica do discurso publicitário da administração de empresas (1997)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, ELIANA RIBEIRO DA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Assuntos: SOCIOLINGUÍSTICA; SEMIÓTICA; LINGUÍSTICA APLICADA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo a análise sociossemiótica do discurso publicitário da administração de empresas, para tanto foram examinados cinco textos coligidos da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, especializada em administração de empresas, constantes da seção Suceso, desta revista, cujo interesse surgiu da necessidade de se examinar a ideologia subjacente ao discurso de empresas que, tendo obtido sucesso ao longo de seu funcionamento, criando uma imagem de marca, passaram a ser reconhecidas e tidas como afamadas pelo público consumidor. Considerando-se que as empresas, na verdade, comercializam antes símbolos do que produtos ou serviços, passam não só a perseguirem o sucesso, representado pelo lucro, como também a adesão do consumidor, na forma do reconhecimento. A fim de que se detectasse o sistema de valores subjacente, procedemos ao estudo do percurso gerativo de sentido, percorrendo os três níveis de análise da gramática semiótica; examinamos ainda os processos de modalização e sobremodalização, processo de informação e significação, além dos objetos de valor. Verificou-se que estes textos sustentam em semântica profunda uma axiologia baseada, dentre outras, nas oposições capital x trabalho; qualidade x displicência, o que evidencia o modo do "parecer" que plasma e sustenta a cultura onde se insere neste universo discursivo. Constatou-se, pois, que o discurso publicitário da administração de empresas utiliza mecanismo e valores comoinstrumentos de persuasão, manipulação e sedução para conduzir, de um lado, os funcionários a uma adesão aos valores considerados positivos a uma administração eficiente e, de outro, o consumidor à obtenção de bens e serviços como signos de prestígio e ascensão tão enaltecidos em nossa cultura
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.10.1997

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Eliana Ribeiro da. Para uma análise sociossemiótica do discurso publicitário da administração de empresas. 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Silva, E. R. da. (1997). Para uma análise sociossemiótica do discurso publicitário da administração de empresas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva ER da. Para uma análise sociossemiótica do discurso publicitário da administração de empresas. 1997 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Silva ER da. Para uma análise sociossemiótica do discurso publicitário da administração de empresas. 1997 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024