Exportar registro bibliográfico

Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais (1997)

  • Authors:
  • Autor USP: RAGONESI, MARISA EUGÊNIA MELILLO MEIRA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Subjects: PSICOLOGIA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO (FILOSOFIA;TEORIA)
  • Language: Português
  • Abstract: Partindo da análise de várias expressões do pensamento critico no campo da Psicologia, Filosofia e Filosofia da Educação, este trabalho propõe que um caminho possível para una fundamentação mais consistente, que permita contextualizar criticamente a Psicologia Escolar, pode ser construído através do recurso aos pressupostos teórico-filosóficos de concepções críticas de Educação e Psicologia. Indica que a finalidade transformadora da Psicologia Escolar define-se por um compromisso claro com a tarefa de construção de práticas educacionais que cumpram sua função humanizadora. Analisa relatos de atividades profissionais que atuam no campo da educação em escolas, clínicas particulares e serviço público com o objetivo de apreender modos de atuação consistentes e pertinentes com esta finalidade. A análise dos resultados aponta para a presença de elementos críticos na prática de profissionais que atuam em diferentes espaços sociais. Com base nestes resultados e no referencial teórico utilizado, defende que os psicólogos escolares podem contribuir de maneira decisiva para que nas escolas sejam favorecidos os processos de humanização e a reapropriação da capacidade de pensamento crítico
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.06.1997
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RAGONESI, Marisa Eugênia Melillo Meira. Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-01122022-181909/. Acesso em: 20 set. 2024.
    • APA

      Ragonesi, M. E. M. M. (1997). Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-01122022-181909/
    • NLM

      Ragonesi MEMM. Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais [Internet]. 1997 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-01122022-181909/
    • Vancouver

      Ragonesi MEMM. Psicologia escolar: pensamento crítico e práticas profissionais [Internet]. 1997 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-01122022-181909/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024