Exportar registro bibliográfico

A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway (1997)

  • Autores:
  • Autor USP: GARCIA SOBRINHO, WILTON - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CTR
  • Assuntos: CINEMA; LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA; SEMIOLOGIA DO CINEMA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Muitos são os questionamentos acerca do trabalho estético do cineasta inglês Peter Greenaway e de como seus filmes integram-se na linha de uma sensibilidade artística contemporânea. A profusão de paródias, a forma labiríntica de compor a narrativa cinematográfica e o envolvimento do espectador se diversificam ao longo de cada enredo desenvolvido por seus filmes. Tudo parece um devaneio na obra de Greenaway. Assim, esta pesquisa tem a proposta de traçar um perfil do discurso cinematográfico de Peter Greenaway, na composição de seu projeto estético e sua linguagem, inserindo-o no que se poderia chamar de cinematografia contemporânea. Através da utilização da teoria dos códigos intersemióticos, o estudo está facetado entre dois eixos: o Barroco e o Multimeio. Entende-se por multimeio a reunião de diversas áreas de um mesmo contexto, que estrutura um corpus sob a forma de mosaico. Portanto, aproveitando a mobilidade do discurso deste Diretor, a intertextualidade expressa um viés das mais diversas leituras que possam derivar desse objeto de pesquisa. O filme "The Cook, the Thief, his Wife and her Lover", 1989, é o corpus principal deste estudo, para avaliação do desmembramento imagético, permitindo uma certa delimitação. Contudo, os demais filmes de Greenaway, também, servem como suporte da pesquisa. Neste sentido, a análise deste filme de Greenaway, fundamentada em pressupostos das teorias semióticas atuais e da poética, incluindo ainda a verificação dos momentos dapercepção desenvolvida pelo espectador no cinema de Peter Greenaway
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.12.1997

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GARCIA, Wilton. A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway. 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Garcia, W. (1997). A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Garcia W. A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway. 1997 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Garcia W. A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway. 1997 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024