O tema da morte enquanto possibilidade de acesso à dimensão existencial do educando (1997)
- Autores:
- Autor USP: BRONDI, MARIA LUCIA - EERP
- Unidade: EERP
- Sigla do Departamento: ERG
- Assuntos: ENFERMAGEM (ESTUDO E ENSINO); MORTE (ASPECTOS MÉDICOS)
- Idioma: Português
- Resumo: A autora descreve e analisa uma proposta educativa dirigida a alunos do Curso de Auxiliar de Enfermagem, envolvendo o tema da morte e do morrer em várias de suas facetas; o referencial fenomenológico de educação norteou o ato educativo, entendido, assim, como a condução dos educandos para outras regiões de seu ver e entender a morte. a trajetória pedagógica percorrida constou de dez momentos, envolvendo aulas, leituras de textos, projeçào de filmes, grupos de discussão e acompanhamento em estágio hospitalar. A partir de experiências significativas, os educandos puderam direcionar suas consciências para os modos de morrer, em algumas de suas diversidades. a análise permite evidenciar que o tema da morte mostrou-se pertinente enquanto via de acesso ao Ser dos educandos e a experiência constituiu-se em investimento pedagógico na formação dos futuros profissionais
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 1997
- Data da defesa: 18.12.1997
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ABNT
BRONDI, Maria Lúcia. O tema da morte enquanto possibilidade de acesso à dimensão existencial do educando. 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1997. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Brondi, M. L. (1997). O tema da morte enquanto possibilidade de acesso à dimensão existencial do educando (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Brondi ML. O tema da morte enquanto possibilidade de acesso à dimensão existencial do educando. 1997 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Brondi ML. O tema da morte enquanto possibilidade de acesso à dimensão existencial do educando. 1997 ;[citado 2024 abr. 24 ]
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