Gestão democrática e nova qualidade de ensino: o conselho de escola e o projeto da interdisciplinaridade nas escolas municipais da cidade de São Paulo (1989-1997) (1997)
- Autores:
- Autor USP: CAMARGO, RUBENS BARBOSA DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDA
- Assunto: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: A gestão da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 1989 a 1992, tendo a frente os educadores Paulo Freire e Mário Sérgio Cortella, estabeleceu como prioridades de sua política educacional, entre outras, a democratização da gestão e a construção de uma nova qualidade de ensino. Tais prioridades traduziam determinada leitura de principios educacionais, incluídos na atual Constituição Federal: gestão democrática do ensino público (Art. 206, VI) e garantia de padrão de qualidade (Art. 206, VII). Constituem os objetivos principais desta fase apresentar, discutir pressupostos e condicionantes presentes nos princípios de gestão democrática e de qualidade de ensino - especialmente percebidos nas ações do Conselho de Escola e nas ações desenvolvidas pelo Projeto da Interdisciplinaridade via Tema gerador, na rede municipal de ensino da Cidade de São Paulo - e verificar de que maneira eles podem se tornar importantes instrumentos de norteamento e concretização de práticas no interior da escola prática. Com base nessa experiência concreta, demonstramos a articulação existente entre este princípios e ações apontando elementos para a construção conjunta da gestão democrática e de uma nova qualidade de ensino como importante alternativa para a escola pública atual
- Imprenta:
- Data da defesa: 16.05.1997
-
ABNT
CAMARGO, Rubens Barbosa de. Gestão democrática e nova qualidade de ensino: o conselho de escola e o projeto da interdisciplinaridade nas escolas municipais da cidade de São Paulo (1989-1997). 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Camargo, R. B. de. (1997). Gestão democrática e nova qualidade de ensino: o conselho de escola e o projeto da interdisciplinaridade nas escolas municipais da cidade de São Paulo (1989-1997) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Camargo RB de. Gestão democrática e nova qualidade de ensino: o conselho de escola e o projeto da interdisciplinaridade nas escolas municipais da cidade de São Paulo (1989-1997). 1997 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Camargo RB de. Gestão democrática e nova qualidade de ensino: o conselho de escola e o projeto da interdisciplinaridade nas escolas municipais da cidade de São Paulo (1989-1997). 1997 ;[citado 2024 set. 19 ] - FHC deve vetar sociologia no ensino médio. [Depoimento a M. Diniz]
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