Exportar registro bibliográfico

O atual paradigma pedagógico dos jesuítas e a proposta de Pierre Faure: educação personalizada e solidariedade (1997)

  • Authors:
  • Autor USP: KLEIN, LUIZ FERNANDO - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assunto: PRÁTICA DE ENSINO
  • Language: Português
  • Abstract: A pedagogia dos jesuítas, estudada nos programas de formação pedagógica, quase que exclusivamente segundo a Ratio Studiorum, recebeu, neste decênio, uma formulação atualizada com os recentes documentos Características da educação da Companhia de Jesus e Pedagogia Inaciana. Uma proposta prática. A educação jesuítica recupera, na experiência espiritual e na visão de Inácio de Loyola, a inspiração para o seu objetivo hoje: oferecer a melhor educação integral aos alunos para que reconheçam e invistam suas capacidades, não para usufruto individual, mas para um serviço solidário aos demais. Orientação central da educação jesuítica é a justiça, e a realidade dos pobres e marginzalizados o seu contexto. Para viabilizar a educação em valores é proposto um paradigma pedagógico composto de cinco dimensões: contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação. Trata-se de um modelo prático a pervadir o currículo, antes que lhe acrescentar novas disciplinas. A pesquisa empírica realizou-se em oito países da Europa e da América Latina, incluindo o Brasil, junto a 146 entrevistados que haviam aplicado ou ainda aplicam o projeto pedagógico de Pierre Faure, e pesquisadores de diversas universidades que o conheciam. Identificamos diversos aspectos de interface entre as abordagens jesuítica e faureana e as possibilidades e limites para esta ser uma mediação para aquela aterrisar em sala de aula, contribuindo assim para formar homens e mulheres competentes, conscientes e solidários comos demais. De modo especial, entendemos que Pierre Faure apresenta sete momentos didáticos, configuradores de um roteiro que pode implementar as cinco dimensões do paradigma jesuítico. Concluímos nosso trabalho refletindo, brevemente, sobre as principais antinomias detectadas nas entrevistas, em vista de uma re-significação da proposta jesuítica num mundo em constante mudança
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.04.1997

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      KLEIN, Luiz Fernando. O atual paradigma pedagógico dos jesuítas e a proposta de Pierre Faure: educação personalizada e solidariedade. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Klein, L. F. (1997). O atual paradigma pedagógico dos jesuítas e a proposta de Pierre Faure: educação personalizada e solidariedade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Klein LF. O atual paradigma pedagógico dos jesuítas e a proposta de Pierre Faure: educação personalizada e solidariedade. 1997 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Klein LF. O atual paradigma pedagógico dos jesuítas e a proposta de Pierre Faure: educação personalizada e solidariedade. 1997 ;[citado 2024 abr. 18 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024