A ação teatral: espaço da ambivalência, tempo da reciprocidade (1994)
- Autor:
- Autor USP: FELICIO, VERA LUCIA GONCALVES - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: TEATRO; DRAMATURGIA
- Idioma: Português
- Resumo: A função teatral no imaginário de Mallarmé, não pode ser compreendida separadamente à da dança. É através da relação com a exterioridade que a inferioridade se apreende. A cisão metafísica tradicional é questionada quando, na figura da bailarina, "anjo-mulher", a esfera celeste e a terrestre se interpenetram: mulher e idéia, oferta e recusa, ela é a metáfora do Polemos Heraclitiano ou da unidade concebida enquanto "luta dos contrários". O "entreaberto" e o "entrevisto" celebram o "estar em suspenso", noção dialética que percorre todo o seu imaginário. Analogamente, na esfera teatral, o ator se possuí somente após passar pela dispersão do olhar múltiplo que é o público. O teatro só existe nesta relação de reciprocidade. Tempo de oscilação, o teatro (juntamente com a dança) traça uma espiral ascensional, deslanchando um gesto perpétuo de fuga de um centro imóvel. É a proposta de Mallarmé através de uma Estética da "ambivalência"
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia USP
- ISSN: 0103-6564
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 5, n. 1-2, p. 115-129, 1994
-
ABNT
FELÍCIO, Vera Lúcia Gonçalves. A ação teatral: espaço da ambivalência, tempo da reciprocidade. Psicologia USP, v. 5, n. 1-2, p. 115-129, 1994Tradução . . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Felício, V. L. G. (1994). A ação teatral: espaço da ambivalência, tempo da reciprocidade. Psicologia USP, 5( 1-2), 115-129. -
NLM
Felício VLG. A ação teatral: espaço da ambivalência, tempo da reciprocidade. Psicologia USP. 1994 ; 5( 1-2): 115-129.[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Felício VLG. A ação teatral: espaço da ambivalência, tempo da reciprocidade. Psicologia USP. 1994 ; 5( 1-2): 115-129.[citado 2024 mar. 28 ] - Imaginacao simbolica
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