Informática em educação especial: comunicação na ausência de fala (1994)
- Autor:
- Autor USP: CAPOVILLA, FERNANDO CESAR - IP
- Unidade: IP
- Assuntos: COMPUTAÇÃO APLICADA; EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Idioma: Português
- Resumo: Somos uma espécie orientada para a fala, mas cerca de uma em cada 240 pessoas é impedida de comunicar-se vocalmente por distúrbios neurológicos, físicos, emocionais, ou cognitivos, abrangendo casos de surdo-mudez, paralisia cerebral, afasias, retardo mental, autismo, esclerose lateral amiotrófica. Não raro o único meio viável de comunicação consiste em sistemas alternativos baseados em sinais, ou em símbolos pictográficos ou ideográficos. O curso descreve aqueles quadros de deficiência de fala, apresenta diferentes sistemas de comunicação para cada um, sua descrição, indicações e contra-indicações. Aborda os sistemas de amplo uso como Língua de sinais, Bliss, Pictogram Ideogram Communication, e Picture Communication Symbols. Discute diferentes taxonomias e abordagens à comunicação alternativa. Apresenta pesquisa experimental quanto à eficácia relativa dos diversos sistemas a diferentes quadros. Apresenta os sistemas computadorizads de comunicação: Logofone (em língua de sinais). Bliss-Com, PIC-Comp, PCS-Comp, ImagoVox e NoteVox (executável em micros portáteis do tipo laptop e notebook); de ensino de comunicação simbólica em Bliss (ImagoBlissVox) e em língua de sinais (Logofone Tutor); e de análise de iconicidade de sinais e símbolos (Sonda). Todos usam avançados recursos de multimdia e inteligência artificial. Apresentam simultaneamente dezenas de milhares de filmes animados digitadlizados em cores e alta resolução representando itens arranjandos em classes acompanhados de seus nomes escritos em um de vários idiomas e dos respectivos vocábulos em voz digitalizada. Ao selecionar categorias e itens dentro delas, sentenças são automaticamente compostas e podem ser soadas e/ou impressas e/ou enviadas via linha telefônica em toque ou sopro, microfone ou mouse alavancado ao corpo. O curso termina apresentando dadosda aplicação dos sistemas a diversos quadros, e discutir suas implicações teóricas para as áreas de atraso no desenvolvimento da linguagem e de perda da linguagem.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Abstracts
- Nome do evento: International School Psychology Colloquium
-
ABNT
CAPOVILLA, Fernando César. Informática em educação especial: comunicação na ausência de fala. 1994, Anais.. Campinas: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1994. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Capovilla, F. C. (1994). Informática em educação especial: comunicação na ausência de fala. In Abstracts. Campinas: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. -
NLM
Capovilla FC. Informática em educação especial: comunicação na ausência de fala. Abstracts. 1994 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Capovilla FC. Informática em educação especial: comunicação na ausência de fala. Abstracts. 1994 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Cartilha de libras em medicina e saúde
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