"La boîte à joujoux" de Claude Debussy e a diversificação analítica (1992)
- Autor:
- Autor USP: MARTINS, JOSÉ EDUARDO GANDRA DA SILVA - ECA
- Unidade: ECA
- Assunto: MÚSICA
- Language: Português
- Abstract: Na totalidade das obras de Debussy, "La boîte à joujoux" é uma das que apresentam maior quantidade de referenciais, prestando-se às mais diversas possibilidades analíticas, que longe estão de um esgotamento. Essencialmente, "La boîte à joujoux" apresenta-se como produção de síntese de muitos dos procedimentos utilizados pelo compositor durante a sua trajetória anterior, sendo, igualmente, um passo rumo à direção voltada à simplificação, encontrável em muitas das criações posteriores. Se "La boîte à joujoux" pode ser entendida como uma obra de síntese de muitos procedimentos pianísticos de Debussy, sob outro aspecto, o idiomático técnico-pianístico nela contido, onde há a essência de processos econômicos, permite compreendê-la como um todo resultante da depuração. "As inúteis acrobacias" pianísticas certamente não teriam sido oralizadas pelo compositor por acaso. Debussy estaria plenamente consciente de que esse piano "resumido" conteria o cerne mesmo do seu idiomático construído durante quase 35 anos. Nas últimas sonatas e mesmo, ocasionalmente, em algumas passagens dos Études, a simplificação que resulta teria uma origem nas significativas abordagens pianísticas de "La boîte à joujoux"
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista música
- ISSN: 0103-5525
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 1, p. 32-52, 1992
-
ABNT
MARTINS, José Eduardo. "La boîte à joujoux" de Claude Debussy e a diversificação analítica. Revista música, v. 3, n. 1, p. 32-52, 1992Tradução . . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Martins, J. E. (1992). "La boîte à joujoux" de Claude Debussy e a diversificação analítica. Revista música, 3( 1), 32-52. -
NLM
Martins JE. "La boîte à joujoux" de Claude Debussy e a diversificação analítica. Revista música. 1992 ; 3( 1): 32-52.[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Martins JE. "La boîte à joujoux" de Claude Debussy e a diversificação analítica. Revista música. 1992 ; 3( 1): 32-52.[citado 2024 set. 25 ] - Perfeccionista Domenico Scarlatti
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