A pianística multifacetada de Francisco Mignone (1990)
- Autor:
- Autor USP: MARTINS, JOSÉ EDUARDO GANDRA DA SILVA - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/rm.v1i2.55005
- Subjects: MÚSICA; MÚSICOS
- Language: Português
- Abstract: A obra para piano de Mignone é extensa e diversificada. Os vários "approaches" multifacetados que, em parte, desconcertam o analista, fazem parte de constante indagação. Excetuando-se as várias produções sob o pseudônimo de Chico Bororô, verifica-se que Mignone exercita com competência e naturalidade as técnicas composicionais aprendidas e as conhecidas através da curiosidade. Tonalidade, modalidade, atonalidade, politonalidade e outras técnicas lhe são familiares e é sobremaneira em específicos gêneros praticados que Mignone adequa as diversas orientações conhecidas. O presente ensaio não visa as diversas análises estruturais da produção pianística de Francisco Mignone. Contudo, dois aspectos básicos são abordados, após a visão sucinta da obra completa sob a trilha cronológica: código técnico pianístico e o timbre como busca clara no pensamento do autor
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista música
- ISSN: 0103-5525
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 1, n. 2, p. 89-113, 1990
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
MARTINS, José Eduardo. A pianística multifacetada de Francisco Mignone. Revista música, v. 1, n. 2, p. 89-113, 1990Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Martins, J. E. (1990). A pianística multifacetada de Francisco Mignone. Revista música, 1( 2), 89-113. doi:10.11606/rm.v1i2.55005 -
NLM
Martins JE. A pianística multifacetada de Francisco Mignone [Internet]. Revista música. 1990 ; 1( 2): 89-113.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005 -
Vancouver
Martins JE. A pianística multifacetada de Francisco Mignone [Internet]. Revista música. 1990 ; 1( 2): 89-113.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005 - Perfeccionista Domenico Scarlatti
- Vila Socó meu amor: Gilberto Mendes
- "La boîte à joujoux" de Claude Debussy e a diversificação analítica
- Um quarto de século culturalmente decrescente
- Estímulo, ideia, criação
- A voz e o eco captados além-mar
- A cultura musical erudita na universidade: refúgio, resistência e expectativas
- O anjo e suas metas-morfoses
- Henrique Oswald, piano
- Ecos d'além mar: Henrique Oswald e Vianna da Motta
Informações sobre o DOI: 10.11606/rm.v1i2.55005 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas