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Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hdrovia Tiete-Paraná (1996)

  • Authors:
  • Autor USP: OLIVEIRA, JOÃO CARLOS VIANNA DE - ESALQ
  • Unidade: ESALQ
  • Sigla do Departamento: LES
  • Subjects: PLANTAS OLEAGINOSAS; NAVEGAÇÃO INTERIOR; TRANSPORTES (ASPECTOS ECONÔMICOS)
  • Language: Português
  • Abstract: Por intermédio de um estudo de caso, o transporte de milho, soja e farelo de soja na hidrovia Tietê-Paraná foi analisado, considerando-se abordagens quantitativas e qualitativas. Pela Caracterização da oferta do serviço de transporte hidroviário foi possível verificar os mais importantes elementos dessa atividade. Observou-se uma significativa influência do tipo de embarcação e do nível de utilização do equipamento (número de viagens e porcentagem de carregamento) sobre os custos de transporte hidroviário. Constatou-se que a operação da hidrovia , especialmente o regime de funcionamento de eclusas, as taxas de utilização e as restrições à navegação, têm grande influência sobre a economia da atividade. Os demandantes do transporte hidroviário são empresas ligadas com a comercialização de soja e milho em grão e indústrias produtoras de óleo de soja. As empresas de comercialização optaram por contratar o serviço de terceiros. A predominância de contratos de curto prazo, foi identificada como um fator negativo, que poderia aumentar o custo de transporte hidroviário pela incerteza de demanda. A competitividade de alternativa multímodal não foi totalmente incontestável, se apresentando dependente de uma série de variáveis, dentre elas o custo hidroviário, o tipo de alternativa multímodal disponível entre um determinado par origem/destino e o aumento da distância com relação ao transporte rodoviário. A alternativa multímodal que apresentou a melhorcompetitividade, com relação à alternativa unimodal rodoviária, foi a hidroferroviária, seguida da rodo-hidro-ferroviária. As demais apresentaram, na maioria dos casos, custos de transporte mais elevados que aqueles observados para o transporte rodoviário. Constatou-se que, dependendo do desempenho da empresa na gestão das variáveis influenciadoras do seu custo unitário de transporte (US$/t.Km) e em especial, da in tensidade de utilização do equipamento, o serviço ) oferecido poderá ter graus variáveis de competitividade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.12.1996
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      OLIVEIRA, Joao Carlos Vianna de. Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hdrovia Tiete-Paraná. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1996. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-142056/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Oliveira, J. C. V. de. (1996). Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hdrovia Tiete-Paraná (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-142056/
    • NLM

      Oliveira JCV de. Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hdrovia Tiete-Paraná [Internet]. 1996 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-142056/
    • Vancouver

      Oliveira JCV de. Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hdrovia Tiete-Paraná [Internet]. 1996 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-142056/


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