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Contribuição ao estudo das deformações permanentes, nas condições do Brasil, em camadas de concreto asfáltico de pavimentação (1996)

  • Autores:
  • Autor USP: COELHO, VLADIMIR - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: PAVIMENTAÇÃO; RODOVIAS; RODOVIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste trabalho apresenta-se, primeiramente, um levantamento bibliográfico dos métodos atualmente empregados para a avaliação da capacidade dos concretos betuminosos de suportar deformações permanentes. No atual contexto tecnológico de nosso país verifica-se que os métodos de ensaio de trilha-de-roda e de fluência por compressão uniaxial estática parecem ser mais viáveis e consistentes para esse fim, do que o tradicional método do ensaio Marshall, que é o único que vem sendo correntemente utilizado no Brasil. Em programa experimental, foi estudada a influência da granulometria dos agregados nas deformações permanentes de seis misturas para concreto asfáltico, sendo três na faixa "C" e três na faixa "B" da norma NBR 12948 da ABNT (1993). Nesse estudo, as proporções de agregados graúdos e de filer mostraram significativos efeitos nos resultados obtidos. Outro objetivo dessa parte do programa foi comparar os resultados de dois métodos de ensaio simples - o método de ensaio Marshall e o método de ensaio à fluência por compressão uniaxial estática - tendo como referência os resultados de ensaios de trilha-de-roda, realizados em laboratório, com o equipamento simulador de tráfego do "Laboratoire des Ponts et Chaussées", da França. A influência da temperatura de um concreto asfáltico, na sua capacidade de resistir deformações permanentes, foi também estudada e quantificada através dos ensaios de trilha-de-roda. O efeito desse parâmetro mostrou-se tão expressivo que não se pode deixar de considerá-lo nos projetos de misturas para concreto asfáltico de pavimentação. Foi ainda examinada a viabilidade de serem usados corpos-de-prova, moldados pelo método Marshall, em ensaios de fluência por compressão uniaxial estática e essa possibilidade parece não ter se mostrado muito promissora
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.10.1996
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      COELHO, Vladimir. Contribuição ao estudo das deformações permanentes, nas condições do Brasil, em camadas de concreto asfáltico de pavimentação. 1996. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 1996. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-101702/. Acesso em: 06 maio 2024.
    • APA

      Coelho, V. (1996). Contribuição ao estudo das deformações permanentes, nas condições do Brasil, em camadas de concreto asfáltico de pavimentação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-101702/
    • NLM

      Coelho V. Contribuição ao estudo das deformações permanentes, nas condições do Brasil, em camadas de concreto asfáltico de pavimentação [Internet]. 1996 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-101702/
    • Vancouver

      Coelho V. Contribuição ao estudo das deformações permanentes, nas condições do Brasil, em camadas de concreto asfáltico de pavimentação [Internet]. 1996 ;[citado 2024 maio 06 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10042018-101702/

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