A fisica no ensino tecnico industrial federal: um retrato em formato a4 (1995)
- Authors:
- Autor USP: GARCIA, NILSON MARCOS DIAS - IF
- Unidade: IF
- Sigla do Departamento: FEP
- DOI: 10.11606/D.81.2017.tde-28062017-135135
- Subjects: ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
- Keywords: PHYSICS; TECHNICAL SCHOOLS
- Language: Português
- Abstract: O trabalho aqui apresentado foi realizado com o objetivo de identificar de que forma e sob que condições a Física é ensinada nas escolas da Rede Federal de Ensino Técnico Industrial. Uma vez que as escolas pesquisadas têm se voltado especialmente à formação de técnicos, abordamos a questão da profissionalização no contexto escolar do segundo grau, utilizando como referência autores que discutem as finalidades desse grau de ensino. Um aprofundamento da compreensão do papel que os conteúdos de Física desempenham no ensino das Escolas Federais voltadas à profissionalização é realizado através de um estudo histórico, no qual são identificados e analisados os momentos e as condições em que essa disciplina foi sendo incorporada como componente curricular, desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices (em 1909) até os dias de hoje. A partir de um levantamento, realizado junto a professores de Física dessas escolas, obtivemos informações relativas ao corpo docente, aos conteúdos ministrados e às atividades de laboratório, entre outras, que permitiram uma caracterização das condições humanas e materiais que sustentam o processo de ensino dessa disciplina. Foi possível compreender como esses docentes vêem a função do seu trabalho e de sua escola e quais são algumas de suas expectativas de mudança. Apoiados nos resultados obtidos, complementam este trabalho algumas reflexões sobre o significado de eficiência do ensino técnico, sobre a mudança da clientela por ele atendido, sobre a verticalização dos seus estudos assim como sobre o enfoque que deve ser dado à Física nele ensinada.
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.12.1995
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
GARCIA, Nilson Marcos Dias. A fisica no ensino tecnico industrial federal: um retrato em formato a4. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062017-135135/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Garcia, N. M. D. (1995). A fisica no ensino tecnico industrial federal: um retrato em formato a4 (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062017-135135/ -
NLM
Garcia NMD. A fisica no ensino tecnico industrial federal: um retrato em formato a4 [Internet]. 1995 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062017-135135/ -
Vancouver
Garcia NMD. A fisica no ensino tecnico industrial federal: um retrato em formato a4 [Internet]. 1995 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-28062017-135135/
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.81.2017.tde-28062017-135135 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas