De donzela angelical e esposa dedicada... A profissional de educacao (1996)
- Authors:
- Autor USP: PEREIRA, LUSIA RIBEIRO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assunto: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: O objetivo principal deste trabalho e o de compreender os aspectos simbolicos que estao presente na acao educativa presentes nos rituais escolares. Considerando que esses rituais estao impregnados de um simbolismo, cunhado inicialmente no campo do religioso e que o mesmo e historicamente construido, tornou-se importante compreender a historia da educacao dos sujeitos sociais que executam essa acao. Tomando como objeto inicial os rituais escolares presentes na escola de ensino fundamental, lugar marcadamente feminino, procurou-se conhecer a historia da formacao profissional de mulheres-professoras. Levando-se em conta que, no brasil, a educacao feminina esteve, por um longo periodo de tempo, orientada por colegios religiosos, a pesquisa se desenvolveu tambem junto a esses colegios. Para tal foram estudados o colegio nossa senhora de oliveira da cidade de oliveira, minas gerais, de orientacao catolica e o colegio carlota kemper, de orientacao presbiteriana. Nessa investigacao, deu-se mais atencao a concepcao de mulheres e educacao contida no discurso religioso que ritualizava o cotidiano da educacao das professoras
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.06.1996
-
ABNT
PEREIRA, Lusia Ribeiro. De donzela angelical e esposa dedicada.. A profissional de educacao. 1996. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Pereira, L. R. (1996). De donzela angelical e esposa dedicada.. A profissional de educacao (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Pereira LR. De donzela angelical e esposa dedicada.. A profissional de educacao. 1996 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Pereira LR. De donzela angelical e esposa dedicada.. A profissional de educacao. 1996 ;[citado 2024 abr. 19 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas