Modo de jogo: improvisação (1996)
- Autores:
- Autor USP: FERREIRA, MARCOS ROSSETTI - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CMU
- Assuntos: MÚSICA (ESTUDO E ENSINO); IMPROVISAÇÃO (MÚSICA)
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho visa a criação de um laboratório de improvisação com a finalidade de unir a capacidade interpretativa e criativa do músico. O laboratório estrutura-se em 16 aulas e tem como público alvo os alunos do ciclo básico de cursos universitários de música. Atraves da realização de improvisações dirigidas, procura-se introduzir os alunos a temas fundamentais da música erudita, tornando-os conscientes da vastidão de problemas que a concepção musical acarreta e criticos frente as materias com as quais operam durante o curso de música. Nesse laboratório confrontam-se também os alunos com práticas musicais de outras tradições. Em última análise, pretende-se expor o aluno a produção do fenômeno musical como um todo. Precede a exposição das aulas, uma reflexão sobre o conceito de improvisação em música a partir de discussões desenvolvidas no século XX, que evidenciam caracteristicas contraditórias nas maneiras de abordar o assunto, mas igualmente apontam uma tendência e prática inegável do uso da improvisação na atualidade
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.06.1996
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ABNT
FERREIRA, Marcos Rossetti. Modo de jogo: improvisação. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Ferreira, M. R. (1996). Modo de jogo: improvisação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ferreira MR. Modo de jogo: improvisação. 1996 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Ferreira MR. Modo de jogo: improvisação. 1996 ;[citado 2024 mar. 28 ]
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