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Concepções de brincar entre profissionais de educação infantil: implicações para a prática institucional (1996)

  • Authors:
  • Autor USP: FRANCA, GISELA WAJSKOP - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Subjects: EDUCAÇÃO INFANTIL (MÉTODOS); EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Language: Português
  • Abstract: A reflexao sobre o trabalho que realizamos com formacao em servico de profissionais de educacao infantil, tanto em creches como em pre-escolas no estado de sao paulo, nos ultimos dez anos, resultou no material dessa tese. Duas questoes foram fundamentais na sua elaboracao: 1) o que pensam as profissionais sobre as criancas e suas brincadeiras e, 2) quais as implicacoes disso sobre suas praticas educativas. Objetivou-se, ainda, compreender a origem de suas ideias e saber se e possivel constatar a presenca de modelos teoricos originarios no passado ou de representacoes sociais comuns permeando as atitudes das profissionais quando em contato com as brincadeiras das criancas. Procedeu-se a analise de suas praticas pedagogicas e de seus discursos, sistematizados em forma de representacoes sociais, articulando-os com teorias socioculturais sobre o brincar (brougere; henriot; bateson e vygotsky) e com os diversos paradigmas teoricos cujas concepcoes de infancia e consequentes compreensoes dos usos da brincadeira influenciaram as praticas de educacao infantil. Buscamos, ao final, elaborar um instrumento para introduzir essa reflexao na formacao e capacitacao profissional de maneira a propiciar a ampliacao e enriquecimento dos conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma educacao infantil de qualidade para todas as criancas, indiscriminadamente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.04.1996

  • How to cite
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    • ABNT

      WAJSKOP, Gisela. Concepções de brincar entre profissionais de educação infantil: implicações para a prática institucional. 1996. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. . Acesso em: 25 set. 2024.
    • APA

      Wajskop, G. (1996). Concepções de brincar entre profissionais de educação infantil: implicações para a prática institucional (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Wajskop G. Concepções de brincar entre profissionais de educação infantil: implicações para a prática institucional. 1996 ;[citado 2024 set. 25 ]
    • Vancouver

      Wajskop G. Concepções de brincar entre profissionais de educação infantil: implicações para a prática institucional. 1996 ;[citado 2024 set. 25 ]

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