Ser despreparado x ser profissional: a ambiguidade entre o perceber e o agir do professor de fundamentos de enfermagem frente as experiencias do aluno de graduação no hospital (1995)
- Autores:
- Autor USP: OHL, ROSALI ISABEL BARDUCHI - EE
- Unidade: EE
- Sigla do Departamento: ENP
- Assuntos: ENFERMAGEM; ENFERMAGEM (PRATICA PROFISSIONAL)
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepcao do professor de fundamentos de enfermagem, bem como sua atuacao diante de manifestacoes emocionais do aluno de graduacao no campo hospitalar. O metodo utilizado foi o fenomenologico, que permitiu destacar 5 temas nos discursos dos docentes, os quais desvelaram a ambiguidade entre como o professor percebe o aluno e age na vivencia de suas manifestacoes emocionais, refletida na sintese o aluno ser-despreparado x o aluno ser-profissional, consolidando-se como o fenomeno desse estudo. A ambiguidade acontece quando, apesar de perceber o aluno como despreparado para a vivencia na profissao e que apresenta manifestacoes emocionais frente a sofridas experiencias, o professor age, esperando que o mesmo assuma atitudes de ser adulto, profissional, por acreditar que as primeiras experiencias na enfermagem, ja deva agir como tal. Esta constatacao possibilita a compreensao de que o docente de fundamentos de enfermagem necessita de formacao especifica para enfrentar o despreparo e as manifestacoes emocionais do aluno, sendo tambem recomendada a adocao do ensino andragogico, onde nas ideias e acoes, o aluno seja considerado como ser-em-formacao
- Imprenta:
- Data da defesa: 11.10.1995
-
ABNT
OHL, Rosali Isabel Barduchi. Ser despreparado x ser profissional: a ambiguidade entre o perceber e o agir do professor de fundamentos de enfermagem frente as experiencias do aluno de graduação no hospital. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Ohl, R. I. B. (1995). Ser despreparado x ser profissional: a ambiguidade entre o perceber e o agir do professor de fundamentos de enfermagem frente as experiencias do aluno de graduação no hospital (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ohl RIB. Ser despreparado x ser profissional: a ambiguidade entre o perceber e o agir do professor de fundamentos de enfermagem frente as experiencias do aluno de graduação no hospital. 1995 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Ohl RIB. Ser despreparado x ser profissional: a ambiguidade entre o perceber e o agir do professor de fundamentos de enfermagem frente as experiencias do aluno de graduação no hospital. 1995 ;[citado 2024 mar. 28 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas