Mulher e educação: a paixão pelo possível (1996)
- Autores:
- Autor USP: ALMEIDA, JANE SOARES DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: MULHERES; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: A insercao das mulheres no magisterio primario brasileiro nao e fenomeno recente. Desde o final do seculo xix, o segmento feminino passou a procurar um espaco profissional no campo da educacao, unico que lhe era possivel conseguir no contexto socio-profissional da epoca. Com a criacao da primeira escola normal em sao paulo, no ano de 1846, o curso foi, primeiramente, destinado ao segmento masculino. Trinta anos depois, criou-se uma secao feminina e, a partir dai, as mulheres alicercaram-se na profissao. O principal objetivo deste trabalho situa-se em entender as caracteristicas profissionais do magisterio primario feminino, levando em consideracao os atributos de feminizacao e a propalada desvalorizacao da carreira de professora. Nessa perspectiva, intentou-se recuperar as origens desses atributos da profissao, utilizando as informacoes fornecidas pela imprensa periodica educacional e feminina dos finais do seculo xix ate meados do seculo xx. Para isso, um estudo comparado entre brasil e portugal, atraves dessas fontes, revelou-se importante do ponto de vista da historia da educacao. Os dados obtidos permitiram a emergencia de um outro olhar sobre o magisterio primario feminino, que puderam ser complementados atraves do recurso as fontes orais representadas pelas lembrancas de antigas professoras desse grau de ensino
- Imprenta:
- Data da defesa: 10.04.1996
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ABNT
ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e educação: a paixão pelo possível. 1996. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Almeida, J. S. (1996). Mulher e educação: a paixão pelo possível (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Almeida JS. Mulher e educação: a paixão pelo possível. 1996 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Almeida JS. Mulher e educação: a paixão pelo possível. 1996 ;[citado 2024 set. 25 ]
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