Música politica: imanência do social (1995)
- Autores:
- Autor USP: IKEDA, ALBERTO TSUYOSHI - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: MÚSICA; POLÍTICA
- Idioma: Português
- Resumo: A musica tem sido basicamente objeto estetico no pensamento hegemonico euro-ocidental. No entanto, o fazer musical no homem sempre esteve permeado de outras dimensoes funcionais e significativas, nas proprias comunidades ocidentais assim como em outras sociedades. Uma das relacoes pluridimensionais da musica nos grupos humanos se da no campo politico, objeto deste estudo. Tomando-se como base as experiencias da musica politica em sociedades de varios tipos (tribal, pos-moderna e outras), o presente trabalho e uma tentativa de reflexao sobre o assunto, envolvendo algumas das principais consideracoes teoricas do tema. Para tanto, enfoca-se questoes pertinentes as funcoes e sentidos sociais da musica, passando pela reflexao das conexoes da musica e a politica, nas suas diferentes formas, e adentra-se tambem nas suas intermediacoes comunicacionais e nos posicionamentos de alguns compositores. Busca-se visualizar a presenca desse tipo de musica enquanto imanencia do social, muito alem das acoes politicas revolucionarias ou programas politicos ad hoc institucionalizados. A musica politica e vista aqui como mediadora das relacoes sociais nos varios ambitos e nao apenas como objeto estetico
- Imprenta:
- Data da defesa: 13.09.1995
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ABNT
IKEDA, Alberto Tsuyoshi. Música politica: imanência do social. 1995. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Ikeda, A. T. (1995). Música politica: imanência do social (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ikeda AT. Música politica: imanência do social. 1995 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Ikeda AT. Música politica: imanência do social. 1995 ;[citado 2024 abr. 26 ]
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