Aspectos funcionais da comunicação de crianças com Síndrome Autística (1995)
- Autores:
- Autor USP: FERNANDES, FERNANDA DREUX MIRANDA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLL
- DOI: 10.11606/T.8.1995.tde-09012023-115348
- Assuntos: LINGUÍSTICA; PRAGMÁTICA
- Palavras-chave do autor: Autistic Syndrome; Communicative functions; Funções comunicativas; Language and childhood autism; Linguagem e autismo infantil; Pragmatic and childhood autism; Pragmática e autismo infantil; Sindrome Autística
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo relata uma pesquisa em que a comunicação de crianças autistas foi investigada segundo as perspectivas propostas pela teoria pragmática. Cinqüenta crianças, entre 3 e 15 anos de idade, diagnosticadas como portadoras de Síndrome Autística segundo os critérios sugeridos pelo DSM III-R foram divididas em dois grupos, segundo os critérios de coleta de dados. Foram realizadas gravações em vídeo, de sessões de jogo com 1 hora de duração para o primeiro grupo e 30 minutos para o segundo - com cada uma das crianças, um adulto familiar e um fonoaudiólogo, desconhecido para a criança. Os dados obtidos referem-se ao número de atos comunicativos, iniciativas de comunicação, meio comunicativo e funções comunicativas expressas por adultos e crianças dos dois grupos. Os resultados indicam um número médio de atos comunicativos correspondente ao esperado para crianças nos primeiros estágios do desenvolvimento da linguagem. As iniciativas de comunicação são divididas proporcionalmente entre adultos e crianças, sendo que a comunicação dos adultos é essencialmente verbal, enquanto a das crianças é predominantemente gestual. 50% dos atos comunicativos expressos pelas crianças têm funções interativas, principalmente regulatória e de interação social, enquanto os atos comunicativos dos adultos têm principalmente funções regulatórias. Por fim, são discutidas algumas implicações destes resultados para a atuação do fonoaudiólogoRelata uma pesquisa em que a comunicacao de criancas autistas foi investigada segundo as perspectivas propostas pela teoria pragmatica. Cinquenta criancas, entre 3 e 15 anos de idade, diagnosticadas como portadoras de sindrome autistica segundo os criterios sugeridos pelo dsm iii-r foram divididas em dois grupos, segundo os criterios de coleta de dados. Foram realizadas gravacoes em video, de sessoes de jogo - com 1h de duracao para o primeiro grupo e 30min para o segundo, com cada uma das criancas, um adulto familiar e um fonoaudiologo desconhecido para a crianca. Os dados obtidos referem-se ao numero de atos comunicativos, iniciativas de comunicacao, meio comunicativo e funcoes comunicativas expressas por adultos e criancas dos dois grupos. Os resultados indicam um numero medio de atos comunicativos correspondente ao esperado para criancas nos primeiros estagios do desenvolvimento da linguagem. As iniciativas de comunicacao sao divididas proporcionalmente entre adultos e criancas, sendo que a comunicacao dos adultos e essencialmente verbal, enquanto a das criancas e predominantemente gestual. 50% dos atos comunicativos expressos pelas criancas tem funcoes interativas, principalmente regulatoria e de interacao social, enquanto os atos adultos tem principalmente funcoes regulatorias. Por fim, sao discutidas algumas implicacoes destes resultados para a atuacao do fonoaudiologo
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- Data da defesa: 15.09.1995
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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-
ABNT
FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. Aspectos funcionais da comunicação de crianças com Síndrome Autística. 1995. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09012023-115348/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Fernandes, F. D. M. (1995). Aspectos funcionais da comunicação de crianças com Síndrome Autística (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09012023-115348/ -
NLM
Fernandes FDM. Aspectos funcionais da comunicação de crianças com Síndrome Autística [Internet]. 1995 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09012023-115348/ -
Vancouver
Fernandes FDM. Aspectos funcionais da comunicação de crianças com Síndrome Autística [Internet]. 1995 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-09012023-115348/ - Atuação fonoaudiológica com crianças com transtornos do espectro autístico
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Informações sobre o DOI: 10.11606/T.8.1995.tde-09012023-115348 (Fonte: oaDOI API)
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