Currículos de Matemática: da organização linear a ideia de rede (1995)
- Authors:
- Autor USP: PIRES, CELIA MARIA CAROLINO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Subjects: MATEMÁTICA; CURRÍCULOS E PROGRAMAS
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho analisa as organizacoes curriculares mais recentes para o ensino de matematica, formuladas em diferentes paises e, em particular, no brasil, buscando pontos comuns e comparando-as com as anteriores, que foram influenciadas pelo movimento matematica moderna. Identifica nas orientacoes mais recentes, a prevalencia de mitos como o da acumulacao e o da linearidade do saber. Explora a ideia de rede emergente em varios campos de investigacao (biologia, fisica, psicologia, pedagogia) e, em particular, nos campos da tecnologia e da comunicacao (hipertexto, informatica). Investiga questoes relativas a evolucao interna da propria matematica, focalizando as pesquisas sobre as estruturas, categorias e alegorias e tambem, a exploracao das mesmas, a luz do referencial piagetiano. Com base na ideia de rede e nos principios do hipertexto, propostos por pierre levy, aponta novos e possiveis caminhos para as discussoes sobre a proposta educacional da escola, sobre planejamento e avaliacao e, em particular, para a organizacao dos curriculos de matematica
- Imprenta:
- Data da defesa: 01.06.1995
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ABNT
PIRES, Celia Maria Carolino. Currículos de Matemática: da organização linear a ideia de rede. 1995. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Pires, C. M. C. (1995). Currículos de Matemática: da organização linear a ideia de rede (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Pires CMC. Currículos de Matemática: da organização linear a ideia de rede. 1995 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Pires CMC. Currículos de Matemática: da organização linear a ideia de rede. 1995 ;[citado 2024 abr. 17 ]
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