Psicologia na escola: caminhos de uma prática (1994)
- Autores:
- Autor USP: CUNHA, BEATRIZ BELLUZZO BRANDO - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Assuntos: INTERAÇÃO INTERPESSOAL; PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- Idioma: Português
- Resumo: Defende uma pratica da psicologia na escola, com grupos de professores, alunos e maes. Considera questoes como: os conhecimentos da sociologia da educacao; a subjetividade; a demanda escolar, para atendimento psicologico de criancas com problemas de aprendizagem, o desejo de que a escola promova educacionalmente seus alunos, de forma tambem enriquecedora para seus professores. Utiliza uma estrategia que permite o estabelecimento de um espaco psicologico, onde a escuta e a livre circulacao da palavra sao possiveis, potencializando as percepcoes e os vinculos estabelecidos entre os individuos. Conclui que os professores buscam suas lembrancas mais remotas, desencadeadas pelos conteudos relativos a alguns alunos, modificando o olhar e as possibilidades de relacoes entre eles; os alunos reelaboram de forma criativa seus vinculos com as pessoas e suas relacoes com a aprendizagem, desenvolvendo, assim, suas potencialidades de forma construtiva; por fim, as maes trazem e modificam suas percepcoes sobre a escola, seus filhos e sua familia, contribuindo com elementos desta rede de relacoes
- Imprenta:
- Data da defesa: 27.05.1994
-
ABNT
CUNHA, Beatriz Belluzzo Brando. Psicologia na escola: caminhos de uma prática. 1994. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Cunha, B. B. B. (1994). Psicologia na escola: caminhos de uma prática (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Cunha BBB. Psicologia na escola: caminhos de uma prática. 1994 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Cunha BBB. Psicologia na escola: caminhos de uma prática. 1994 ;[citado 2024 set. 19 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas