Interacao verbal professor-aluno: influencia de disciplinas de expectativa do professor, da autopercepcao do aluno e suas relacoes com rendimento academico de escolares da terceira serie (1979)
- Authors:
- Autor USP: MACHADO, VERA LUCIA SOBRAL - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Subjects: INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; COMUNICAÇÃO VERBAL; EXPECTATIVAS; COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA; RENDIMENTO ESCOLAR
- Language: Português
- Abstract: Apresenta tres estudos sobre interacao verbal professor-aluno em quatro classes de 3. Serie do nivel i. No estudo i elabora um sistema de categorias sobre verbalizacao do professor e alunos de tais classes testando, em seguida, a sua adequacao e viabilidade. Os indices obtidos recomendam o uso do sistema elaborado, sendo que os outros dois estudos recorrem a este instrumento. O estudo ii verifica influencia da variavel disciplina ministrada sobre o processo de interacao verbal professor-aluno na sala de aula considerando as disciplinas matematica, comunicacao e expressao e estudos sociais. Os resultados mostram a ocorrencia de diferencas na quantidade de verbalizacao emitida por professores e alunos em cada uma das disciplinas. Verifica tambem a existencia de padroes de verbalizacao adotados pelos professores que mantem certa relacao com padroes de verbalizacoes dos alunos, independentemente da disciplina. O estudo iii verifica a influencia das variaveis expectativa do professor, autopercepcao e participacao verbal dos alunos sobre o mesmo processo. Os dados mostram que a expectativa do professor se correlaciona com sua participacao verbal e tambem com a participacao verbal dos alunos, sugerindo a existencia de uma relacao entre essas tres variaveis
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.10.1979
-
ABNT
MACHADO, Vera Lúcia Sobral. Interacao verbal professor-aluno: influencia de disciplinas de expectativa do professor, da autopercepcao do aluno e suas relacoes com rendimento academico de escolares da terceira serie. 1979. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Machado, V. L. S. (1979). Interacao verbal professor-aluno: influencia de disciplinas de expectativa do professor, da autopercepcao do aluno e suas relacoes com rendimento academico de escolares da terceira serie (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Machado VLS. Interacao verbal professor-aluno: influencia de disciplinas de expectativa do professor, da autopercepcao do aluno e suas relacoes com rendimento academico de escolares da terceira serie. 1979 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Machado VLS. Interacao verbal professor-aluno: influencia de disciplinas de expectativa do professor, da autopercepcao do aluno e suas relacoes com rendimento academico de escolares da terceira serie. 1979 ;[citado 2024 mar. 28 ] - Crianca com dificuldades na aprendizagem e a escola
- Formacao e padroes eticos do psicologo escolar
- Intervenções psicológicas em um núcleo social
- Formacao e padroes do psicologo escolar
- Adaptacao escolar e alfabetizacao - analise de caracteristicas comportamentais das criancas em sala de aula
- Promocao de um servico de consultoria a professores como alternativas para o encaminhamento de criancas a educacao especial
- Saude mental na escola: uma maneira de refletir essa questao
- Efeito de um treino de discriminação na aprendizagem de leitura por privados culturais
- Minicunha para medir kvp em unidades de raio x
- Servico da consultoria a professores do ciclo basico como forma alternativa ao encaminhamento de criancas a educacao especial
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas