Desenvolvimento dos conceitos de cheio e vazio: influencia de variaveis do conceito, do sujeito e do estimulo (1980)
- Authors:
- Autor USP: MACEDO, ELZA MENDONÇA DE - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Subjects: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO; FORMAÇÃO DE CONCEITO; PROVAS PIAGETIANAS
- Language: Português
- Abstract: Estuda o desenvolvimento do conceito de cheio, de seu complementar, vazio, bem como de seus restritivos. Os sujeitos sao 96 criancas entre 5 e 12 anos, de niveis socio-economicos alto e baixo. O material utilizado constitui-se de 15 recepientes, agua e 32 fotografias. Sao realizados dois estudos sendo que o estudo i fornece as bases metodologicas para o estudo ii. Os sujeitos sao submetidos ao teste de cheio e vazio cujos resultados mostram maior numero de respostas corretas em termos de extremos - todo cheio e todo vazio - seguido pelos restritivos de polo positivo e estes pelos de polo negativo. Verifica o efeito de idade, de nivel socio-economico e nao do sexo. Conclui que os conceitos restritivos seguem uma hierarquia, tanto em termos da idade quanto do conceito
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.03.1980
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ABNT
MACEDO, Elza Mendonca de. Desenvolvimento dos conceitos de cheio e vazio: influencia de variaveis do conceito, do sujeito e do estimulo. 1980. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Macedo, E. M. de. (1980). Desenvolvimento dos conceitos de cheio e vazio: influencia de variaveis do conceito, do sujeito e do estimulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Macedo EM de. Desenvolvimento dos conceitos de cheio e vazio: influencia de variaveis do conceito, do sujeito e do estimulo. 1980 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Macedo EM de. Desenvolvimento dos conceitos de cheio e vazio: influencia de variaveis do conceito, do sujeito e do estimulo. 1980 ;[citado 2024 abr. 19 ]
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