Exportar registro bibliográfico

Metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas (1995)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTANA, MARCOS JORGE ALMEIDA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PCC
  • Assunto: ENGENHARIA CIVIL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas. A metodologia baseia-se em avaliações de projetos de saneamento ambiental em nove bairros de Salvador. O método visa contribuir para o estabelecimento de diretrizes e de mecanismos para melhorar as condições habitacionais da população de baixa-renda com a participação da própria comunidade no processo de seleção, instalação e manutenção de bens e serviços habitacionais. A tese implica em uma modificação da prática atual de implantação de ações que envolvem governo, técnicos e comunidade. A metodologia é constituída de eventos encadeados cronologicamente com estágios iterativos que são agrupados em fases e etapas de características distintas, nas quais são identificadas as diversas situações problema de uma determinada comunicade. Um comitê gestor conjunto e, nesta tese, o agente, fundamental, processador de desenvolvimento habitacional comunitário. A integração dos diversos agentes, modificando linguagens condutas e valores amplamente arraigados, possibilitará a definição de ações mais consentâneas com a realidadelocal para transformação da situação existente. Uma primeira fase trata da implantação de um grupo interinstitucional, formado por agentes dos diversos órgãos intervenientes e elementos da comunidade com o objetivo de coletar e analisar dados e apresentar à comunidade uma proposta. A segunda fase objetiva a divulgação ampla e discussão pública da proposta apresentada, obtendo-se a visão da população sobre seus problemas e possibilidades de resolução perspectivas, entraves, capacidades e dinâmicas de transformações possíveis, além de contribuições. Numa terceira fase são selecionadas as tecnologias mais adequadas, definem-se os órgãos responsáveis pelas ações, os agentes, formas de parceria, procedimentos de execução e custos globais de acordo com as exigências dos usuários e requisitos de desempenho. Por fim, a quarta fase, trata da realização de forma continuada, organizada e integrada da proposta.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.03.1995

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTANA, Marcos Jorge Almeida. Metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas. 1995. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Santana, M. J. A. (1995). Metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Santana MJA. Metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas. 1995 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Santana MJA. Metodologia para seleção de tecnologias apropriadas para provimento de bens e serviços habitacionais em áreas peri-urbanas. 1995 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024