Mudança conceitual na teoria da relatividade especial (1994)
- Authors:
- Autor USP: ARRUDA, SERGIO DE MELLO - IF
- Unidade: IF
- Sigla do Departamento: FAP
- Subjects: PRÁTICA DE ENSINO; RELATIVIDADE (FÍSICA)
- Language: Português
- Abstract: Alguns conceitos cientificos sao apenas parcialmente entendidos por muitos estudantes de graduacao em fisica, sendo em consequencia fracamente ligados as suas ecologias conceituais. Nos observamos que o postulado da luz da teoria da relatividade especial (tre), por exemplo, apesar de sua inteligibilidade, nao e plausivel para eles, sendo aceito principalmente devido a pressao externa da comunidade e a autoridade dos livros e do professor. A tre tambem nao foi inicialmente plausivel para a comunidade cientifica. Entretanto a teoria era altamente consistente para einstein. Um estudo do programa einsteniano por volta de 1905, revela que a hipotese do quantum de luz e a teoria da propagacao da luz foram os elementos centrais que a tornaram plausivel para ele. Baseados nesse fato historico, nos propomos uma estrategia que parece apropriada ao ensino de conceitos contraintuitivos como os da fisica moderna. Argumentos historicos, que tornaram os conceitos ou teorias plausiveis no passado, sao usados para aumentar o seu status. A estrategia e aplicada a tre, em especial ao postulado da luz
- Imprenta:
- Data da defesa: 09.02.1994
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ABNT
ARRUDA, Sergio de Mello. Mudança conceitual na teoria da relatividade especial. 1994. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994. . Acesso em: 26 set. 2024. -
APA
Arruda, S. de M. (1994). Mudança conceitual na teoria da relatividade especial (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Arruda S de M. Mudança conceitual na teoria da relatividade especial. 1994 ;[citado 2024 set. 26 ] -
Vancouver
Arruda S de M. Mudança conceitual na teoria da relatividade especial. 1994 ;[citado 2024 set. 26 ]
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