Educacao para a justica, hoje - atualidade pedagogica da proposta tomista (1993)
- Autores:
- Autor USP: PILETTI, CLAUDINO - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO MORAL
- Idioma: Português
- Resumo: A dissertacao, apoiando-se em sao tomas e autores contemporaneos, especialmente josef pieper, recolhe os pontos considerados essenciais para a apresentacao e fundamentacao de uma proposta de educacao para a justica, hoje. A primeira parte mostra, com base no pensamento de sao tomas, que de nada adianta aperfeicoar as leis se nao procura ao mesmo tempo aperfeicoar o ser humano; dai o carater central da virtude da justica, na segunda parte sao analisados alguns temas da multifacetica problematica contemporanea, contrapondo de nossa proposta de educacao para a justica. E assim que algumas formas de pensamento contemporaneo - o individualismo, o liberalismo, a doutrina dos direitos humanos, etc - sao estudadas como interlocutoras de uma proposta para a justica. Apos o dialogo critico com as tendencias contemporaneas, alheias a doutrina classica sobre a virtude da justica. Uma terceira parte discute o problema - comum a toda educacao moral - da dificuldade de operacionalizacao de tal tarefa
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.05.1993
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ABNT
PILETTI, Claudino. Educacao para a justica, hoje - atualidade pedagogica da proposta tomista. 1993. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Piletti, C. (1993). Educacao para a justica, hoje - atualidade pedagogica da proposta tomista (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Piletti C. Educacao para a justica, hoje - atualidade pedagogica da proposta tomista. 1993 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Piletti C. Educacao para a justica, hoje - atualidade pedagogica da proposta tomista. 1993 ;[citado 2024 abr. 24 ]
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