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Autoritarismo no cotidiano escolar (o caso da escola amaral wagner) (1993)

  • Autores:
  • Autor USP: GUERRA, NESTOR JOSE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assunto: ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O autoritarismo continua presente tanto a nivel de estrutura politica, quanto no ambito das organizacoes, no cotidiano e na propria relacao intersubjetiva. A escola apresenta-se como um dos locais privilegiados, de atuacao do poder disciplinar. A submissao dos corpos ao controle e vigilancia constantes produz individuos doceis e uteis a sociedade. Isso, porem, nao tem um carater inexoravel. Sempre havera em maior ou menor grau, alguma forma de reacao capaz de conferir, dependendo de seus desdobramentos, avancos qualitativos nas relacoes de poder. Nesse sentido o processo de transformacao social passa necessariamente pela modificacao concomitante dos mecanismos de poder que funcionam no tecido social, no cotidiano. A escola e um possivel espaco importante de desenvolvimento de experiencias democraticas e pode contribuir na constituicao de uma nova sociedade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.05.1993

  • Como citar
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    • ABNT

      GUERRA, Nestor Jose. Autoritarismo no cotidiano escolar (o caso da escola amaral wagner). 1993. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Guerra, N. J. (1993). Autoritarismo no cotidiano escolar (o caso da escola amaral wagner) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Guerra NJ. Autoritarismo no cotidiano escolar (o caso da escola amaral wagner). 1993 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Guerra NJ. Autoritarismo no cotidiano escolar (o caso da escola amaral wagner). 1993 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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