Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares (1993)
- Autores:
- Autor USP: COSTA, ELIANA DE LIMA ROCCO E - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSC
- Assuntos: APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA); NEUROPSICOLOGIA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; ESCRITA
- Idioma: Português
- Resumo: Apresenta uma nova modalidade semiológica para a compreensão das dificuldades encontradas nos portadores de distúrbios específicos de aprendizagem, sobretudo nas síndromes relacionadas com a linguagem: disgrafia, dislexia, (diseidetica e disfonetica), disortografia e dissintaxia (afasia sintática). Como essas síndromes se refletem na escrita, analisa cadernos escolares por documentarem de forma exaustiva os vários sinais patológicos que se manisfetam nas 3 modalidades de escrita: cópia, ditado e redação. Utiliza o método de análise de tarefa (task analysis) procurando correlacionar a escrita a organização cerebral. Fundamenta a pesquisa com os seguintes quadros teóricos: organização do sistema nervoso; níveis hierárquicos da experiência cognitiva e tipos de aprendizagem, de myklebust; análise da tarefa: escrita de Luria. Elabora um protocolo de avaliação da escrita em cadernos escolares, onde estabelece uma correlação entre os sintomas e as regiões cerebrais correspondentes, entre cujas conseqüências mais imediatas e eficazes esta a organização de propostas terapêuticas de inspiração neuropsicológica
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.03.1993
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ABNT
ROCCO E COSTA, Eliana de Lima. Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Rocco e Costa, E. de L. (1993). Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Rocco e Costa E de L. Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. 1993 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Rocco e Costa E de L. Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. 1993 ;[citado 2024 set. 19 ]
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