Exportar registro bibliográfico

Metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática (1993)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, MARLY DA SILVA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL; PRÁTICA DE ENSINO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo tem como enfoque basico a sondagem das praticas pedagogicas deprofessores de segundo grau, no ensino de fisica, na busca de indicativos de mudanca didatica oportunizada pela aplicacao de uma metodologia de resolucao de problemas como atividade de investigacao. Essa mudanca didatica substanciada em revisao teorica pertinente e atualizada, e aqui entendida como sinais exteriorizados de renovacao e aperfeicoamento das atividades docentes. Entre as manifestacoes consideradas como sendo representativas daquilo que se convencionou chamar de indicativos de mudanca constam: capacidade de saber conceder autonomia e/ou liberdade de acao e/ou expressao dos alunos, modo de formular perguntas, habilidade de propiciar o trabalho em grupo e/ou socializacao da discussao, tendencia em estimular e valorizar a participacao dos alunos nas atividades, e, seguranca em tentar superar uma natural sensacao nova, esta, no caso, considerada como o impacto dos primeiros contatos com a experiencia na sala-de-aula. Como resultante da investigacao sao registradas evidencias de evolucao, apontando para significativas mudancas didaticas, alem de uma tendencia paralelamente crescente de superacao das praticas e concepcoes tradicionais/empiristas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.06.1993

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Marly da Silva. Metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 12 maio 2024.
    • APA

      Santos, M. da S. (1993). Metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Santos M da S. Metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática. 1993 ;[citado 2024 maio 12 ]
    • Vancouver

      Santos M da S. Metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática. 1993 ;[citado 2024 maio 12 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024