Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros (1992)
- Autores:
- Autor USP: ARANHA, MARIA AMALIA RANGEL DE CARVALHO - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSA
- Assuntos: TESTES PSICOLÓGICOS; INTELIGÊNCIA; PERCEPÇÃO SOCIAL; CRIATIVIDADE
- Idioma: Português
- Resumo: Verifica as relacoes entre inteligencia, criatividade, e percepcao de companheiros em 2 niveis socio-economicos. Os ss sao 345 alunos da terceira e quarta series do primeiro grau, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 16 anos, de 2 colegios em sao paulo, de niveis socio-economicos diferentes: nivel baixo (escola estadual da periferia) e nivel medio-alto (escola particular). Submete os ss ao teste das matrizes progressivas coloridas de raven para avaliar a inteligencia, ao torrance test of creative thinking - forma figurativa para avaliacao da criatividade, e a um questionario sociometrico (stone, 1980) para investigar a percepcao dos companheiros sobre popularidade, criatividade e mau comportamento. Verifica correlacoes positivas dos componentes da criatividade (fluencia, flexibilidade, originalidade e elaboracao) entre si e correlacoes positivas entre inteligencia e criatividade para a classe baixa, mas nao para a classe alta. Os ss da classe media-alta mostram-se mais inteligentes e mais criativos que os da classe baixa; em geral, os companheiros considerados criativos pelos colegas sao os mais populares; criancas com escores altos no teste de criatividade nao sao percebidas como criativas nem como mal comportadas pelos pares
- Imprenta:
- Data da defesa: 06.11.1992
-
ABNT
ARANHA, Maria Amalia Rangel de Carvalho. Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros. 1992. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Aranha, M. A. R. de C. (1992). Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Aranha MAR de C. Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros. 1992 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Aranha MAR de C. Criatividade em escolares e suas relações com a inteligência e a percepção de companheiros. 1992 ;[citado 2024 set. 19 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas