Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal (1991)
- Authors:
- Autor USP: DARIDO, SURAYA CRISTINA - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: SD
- Assunto: APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA)
- Language: Português
- Abstract: Investigação dos efeitos da demonstração e da instrução verbal na aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de bachman. Participaram deste estudo 146 escolares, divididos em 8 grupos em função do sexo e da idade cronológica (9 e 14 anos). O experimento foi realizado em duas fases: aquisição e retenção. A primeira constituiu-se de 3 sessões de prática de 35 tentativas cada uma e a segunda da execução de mais 5 tentativas. Os grupos (4) receberam, na fase de aquisição, informações sobre como realizar a tarefa através de demonstrações ou de instruções verbais, sempre duas vezes antes da primeira tentativa e mais uma vez antes da décima sétima tentativa em cada sessão de prática. Os respectivos grupos controle (4), receberam apenas 2 vezes estas informações antes de iniciarem as tentativas. Na segunda fase, realizada 7 dias após, todos os grupos foram submetidos ao mesmo procedimento experimental. Os resultados analisados estatisticamente intra e intergrupos indicaram: a) todos os grupos aprenderam a habilidade ensinada, independentemente da forma de apresentação da informação; b) não ter havido diferença significante entre os grupos na faixa etária de 9 anos; c) desempenho superior do grupo demonstração em relação ao grupo instrução verbal na faixa etária de 14 anos e d) o grupo demonstração 14 anos apresentou resultados superiores aos do grupo demonstração 9 anos. Os resultados foram discutidos em função de variáveis relacionadas à elaboração do plano motor, níveis de atenção e motivação dos sujeitos
- Imprenta:
- Data da defesa: 29.11.1991
-
ABNT
DARIDO, Suraya Cristina. Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal. 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Darido, S. C. (1991). Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Darido SC. Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal. 1991 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Darido SC. Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal. 1991 ;[citado 2024 set. 18 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas