Exportar registro bibliográfico

Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal (1991)

  • Authors:
  • Autor USP: DARIDO, SURAYA CRISTINA - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: SD
  • Assunto: APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA)
  • Language: Português
  • Abstract: Investigação dos efeitos da demonstração e da instrução verbal na aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de bachman. Participaram deste estudo 146 escolares, divididos em 8 grupos em função do sexo e da idade cronológica (9 e 14 anos). O experimento foi realizado em duas fases: aquisição e retenção. A primeira constituiu-se de 3 sessões de prática de 35 tentativas cada uma e a segunda da execução de mais 5 tentativas. Os grupos (4) receberam, na fase de aquisição, informações sobre como realizar a tarefa através de demonstrações ou de instruções verbais, sempre duas vezes antes da primeira tentativa e mais uma vez antes da décima sétima tentativa em cada sessão de prática. Os respectivos grupos controle (4), receberam apenas 2 vezes estas informações antes de iniciarem as tentativas. Na segunda fase, realizada 7 dias após, todos os grupos foram submetidos ao mesmo procedimento experimental. Os resultados analisados estatisticamente intra e intergrupos indicaram: a) todos os grupos aprenderam a habilidade ensinada, independentemente da forma de apresentação da informação; b) não ter havido diferença significante entre os grupos na faixa etária de 9 anos; c) desempenho superior do grupo demonstração em relação ao grupo instrução verbal na faixa etária de 14 anos e d) o grupo demonstração 14 anos apresentou resultados superiores aos do grupo demonstração 9 anos. Os resultados foram discutidos em função de variáveis relacionadas à elaboração do plano motor, níveis de atenção e motivação dos sujeitos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.11.1991

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DARIDO, Suraya Cristina. Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal. 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. . Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Darido, S. C. (1991). Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Darido SC. Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal. 1991 ;[citado 2024 set. 18 ]
    • Vancouver

      Darido SC. Efeitos de dois procedimentos de apresentação da informação na aprendizagem motora: demonstração e instrução verbal. 1991 ;[citado 2024 set. 18 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024