Estado nacional e ensino fundamental (Maranhão 1937-1945) (1991)
- Autores:
- Autor USP: RODRIGUES, MARIA REGINA NINA - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- Assuntos: POLÍTICA EDUCACIONAL; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo analisa o discurso oficial produzido pelo governo do maranhao e pelos intelectuais que comungaram com os principios do estado novo, cuja tonica foi legitimar os propositos do regime implantado em 1937, que estabelecia vinculos entre o papel da educacao e a construcao do estado nacional. Ao contrario dos periodos anteriores ao golpe (cultura predominantemente europeia) o maranhao aderiu ao projeto nacionalista, passando a desempenhar o papel de guardiao da unidade brasileira. Para isso contribuiu o modo como as praticas pedagogicas foram desenvolvidas nas escolas publicas estaduais de nivel fundamental, bem de acordo com as pregacoes e desejos do governo autoritario de vargas. Essas praticas alem desse resultado tiveram tambem o de reproduzir as desigualdades existentes na sociedade maranhense
- Imprenta:
- Data da defesa: 22.11.1991
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ABNT
RODRIGUES, Maria Regina Nina. Estado nacional e ensino fundamental (Maranhão 1937-1945). 1991. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. . Acesso em: 26 abr. 2024. -
APA
Rodrigues, M. R. N. (1991). Estado nacional e ensino fundamental (Maranhão 1937-1945) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Rodrigues MRN. Estado nacional e ensino fundamental (Maranhão 1937-1945). 1991 ;[citado 2024 abr. 26 ] -
Vancouver
Rodrigues MRN. Estado nacional e ensino fundamental (Maranhão 1937-1945). 1991 ;[citado 2024 abr. 26 ]
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