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Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio (1991)

  • Authors:
  • Autor USP: PINHEIRO, ANA MARIA GUERRA SERAFICO - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • DOI: 10.11606/D.18.1991.tde-24102022-120839
  • Subjects: ENGENHARIA DE TRANSPORTES; ESTACIONAMENTOS; TERMINAIS DE PASSAGEIROS; TRANSPORTE RODOVIÁRIO
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo deste trabalho é propor um método alternativo para o cálculo do número de vagas no estacionamento público de terminais rodoviários de passageiros. As evidências de que os métodos atualmente utilízados no Brasil fornecem número de vagas discrepante daquele realmente demandado, motivaram a verificação dos pressupostos que fundamentam o método MITERP e o método DER-SP (este último não está oficialmente publicado).O primeiro baseia-se no número de partidas de ônibus, e o segundo no número de passageiros embarcados. A verificação da consistência dessas hipóteses foi realizada com base nos dados do Terminal Rodoviário de Bauru. Os resultados da análise de regressão mostraram que o pressuposto do MITERP é pior que o do DER-SP, e que o número de passageiros embarcados, dividido segundo distância de viagem, explica melhor que o método do DER-SP, o fluxo de automóveis no estacionamento. O método alternativo considera o número de embarque por unidade de tempo, o tempo médio de estacionamento dos automóveis e um modelo de filas do tipo M/M/C/C . O método aplicados aos dados dos terminais rodoviários de São Carlos e de Bauru resultou em números de vagas necessárias muito próximos aos valores observados na prática, nas horas de pico
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.09.1991
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.18.1991.tde-24102022-120839 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CARVALHO, Ana Maria Guerra Serafico de Assis. Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio. 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 1991. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Carvalho, A. M. G. S. de A. (1991). Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/
    • NLM

      Carvalho AMGS de A. Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio [Internet]. 1991 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/
    • Vancouver

      Carvalho AMGS de A. Um método alternativo para o cálculo do número de vagas nos estacionamentos públicos de terminais rodoviários de passageiros em cidades de porte médio [Internet]. 1991 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-24102022-120839/

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