Discurso da greve dos professores em São Paulo: uma abordagem semiótica (1991)
- Authors:
- Autor USP: LUCENA, MARIA INES GHILARDI - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLL
- Subjects: LINGUÍSTICA; SEMIÓTICA
- Language: Português
- Abstract: O trabalho teve o objetivo de estudar o discurso da greve dos professores da rede publica do estado de sao paulo, em 1988, com vistas a elaboracao de uma proposta de modelo de analise que possa ser aplicado ao discurso de outras greves ou ao discurso da greve, em geral. Com esse proposito foram analisados textos publicados no jornal folha de sao paulo, no periodo estudado, produzidos pelos docentes (grevistas), pelo empregador (o governo) e declaracoes incluidas nas reportagens do jornal. A semiotica permitiu uma analise do nivel fundamental (profundo, simples e abstrato) ao discursivo (superficial, complexo e concreto), passando pelo nivel intermediario da narrativa. Os dados permitiram concluir que o discurso da greve usa o recurso da manipulacao como estrategia basica, pois constitui um jogo de poder entre patrao e empregados - em profundidade, o discurso da greve e uma discussao sobre a oposicao entre autoritarismo e democracia
- Imprenta:
- Data da defesa: 21.06.1991
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ABNT
LUCENA, Maria Ines Ghicardi. Discurso da greve dos professores em São Paulo: uma abordagem semiótica. 1991. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Lucena, M. I. G. (1991). Discurso da greve dos professores em São Paulo: uma abordagem semiótica (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Lucena MIG. Discurso da greve dos professores em São Paulo: uma abordagem semiótica. 1991 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Lucena MIG. Discurso da greve dos professores em São Paulo: uma abordagem semiótica. 1991 ;[citado 2024 mar. 28 ]
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