Linguagem escrita e escrita da linguagem: Emilia Ferreiro e Jean le Boulch: um confronto de teorias (1990)
- Autores:
- Autor USP: COLELLO, SILVIA DE MATTOS GASPARIAN - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDF
- Assuntos: EDUCAÇÃO; LINGUAGEM (ESTUDO E ENSINO)
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho consiste na analise teorico-pedagogica do processo de alfabetizacao, realizada a partir do confronto entre a psicogenese da lingua escrita, apresentada por emilia ferreiro, e a psicocinetica proposta por jean le boulch. Alem dos processos cognitivos envolvidos na construcao da lingua escrita, a acao, a expressao e a comunicacao infantis, valorizados na sua genese e desenvolvimento, levam a rever a tradicional oposicao ato-pensamento, que se imprime nas atuais praticas pedagogicas (e no proprio significado da alfabetizacao). A comparacao de pressupostos basicos e o estudo da relacao entre motricidade, linguagem e escrita indicam que, ao lado das divergencias existentes, e possivel encontrar, nesses autores, pontos de consonancia, justificando, pois, a complementariedade entre ambas as teorias
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.05.1990
-
ABNT
COLELLO, Silvia de Mattos Gasparian. Linguagem escrita e escrita da linguagem: Emilia Ferreiro e Jean le Boulch. 1990. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Colello, S. de M. G. (1990). Linguagem escrita e escrita da linguagem: Emilia Ferreiro e Jean le Boulch: um confronto de teorias (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Colello S de MG. Linguagem escrita e escrita da linguagem: Emilia Ferreiro e Jean le Boulch: um confronto de teorias. 1990 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Colello S de MG. Linguagem escrita e escrita da linguagem: Emilia Ferreiro e Jean le Boulch: um confronto de teorias. 1990 ;[citado 2024 abr. 23 ] - Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita
- A pedagogia da exclusão no ensino da língua escrita
- Cada leitura uma nova aventura
- Pobre espetáculo
- Principio do prazer na aula de educação física
- Terceira idade, vírgula: segunda chance. [Depoimento]
- Em busca da escola. [Depoimento a P. Cerqueira]
- Matérias alternativas formam cidadãos. [Depoimento a Elaine Marinho]
- Crianças receberão material para diferentes realidades. [Depoimento a R. Cafardo]
- Dossiê - ensino da língua escrita: desafios sob diferentes lentes [Apresentação]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas